Saltar para o conteúdo

6º Congresso Nacional do Kuomintang (1945)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
6º Congresso Nacional do Kuomintang
中國國民黨第六次全國代表大会
6º Congresso Nacional do Kuomintang (1945)
Bandeira do Kuomintang
Objetivo
Cidade(s) Taiwan Chongqing (1945-1946)

Taiwan Nanjing (1947-1948)

Data 1945 - 1948
Participantes 579 Representantes
Cronologia
Congresso Nacional Extraordinário do Kuomintang
7º Congresso Nacional do Kuomintang

O 6º Congresso Nacional do Kuomintang (中國國民黨第六次全國代表大會) foi realizado entre 1945 e 1947, pouco antes do ínicio da Guerra Fria, na capital provisória de guerra da República da China em Chongqing.[1] Este é o primeiro congresso desde 1929 onde o Kuomintang restaura relações com o Partido Comunista Chinês, sendo que esta reunião serviu como base para a Conferência Consultiva Política do Povo Chinês.

Primeira Sessão

[editar | editar código-fonte]

Segunda Sessão

[editar | editar código-fonte]
  • Foi realizado em Chongqing de 1º a 17 de março de 1946. Chiang Kai-shek propôs no seu discurso de abertura: “Devemos rever o trabalho passado e analisar a situação atual para determinar a direção dos esforços futuros” e que “Democratização política” significa “o Congresso Nacional pode ser convocado o mais rapidamente possível”; nacionalização" significa "o exército nacional pertence ao estado".
  • Houve um debate acalorado na reunião sobre a aceitação da “Resolução da CCPPC ”. A sessão plenária aprovou resoluções sobre a desmobilização militar, assistência pós-guerra, questões de transporte, relatórios políticos, desmobilização económica, administração local e questões fronteiriças.
  • Foi decidida a extinção do Conselho Supremo de Defesa Nacional e o restabelecimento do Comité Político Central, com o seu poder colocado acima do do Comité do Governo Nacional.

Terceira e Quarta Sessão

[editar | editar código-fonte]