Chiang Ching-kuo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book-4.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo, o que compromete a verificabilidade (desde janeiro de 2012). Por favor, insira mais referências no texto. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Chiang Ching-kuo
蔣經國
ChiangChingkuo photo.jpg
3Presidente da República da China
Período 20 de maio de 1978
a 13 de janeiro de 1988
Vice-presidente Lee Teng-hui
Antecessor Yen Chia-kan
Sucessor Lee Teng-hui
Dados pessoais
Nome completo 蔣經國
Nascimento 27 de abril de 1910
Zhejiang, Dinastia Qing
Morte 13 de janeiro de 1988 (77 anos)
Taipei, Taiwan
Nacionalidade República da China taiwanês (1945-)
Alma mater Moscow Sun Yat-sen University
Cônjuge Chiang Fang-liang
Partido Kuomintang
Profissão Político

Chiang Ching-kuo (chinês tradicional: 蔣經國, chinês simplificado: 蒋经国, pinyin: Jiǎng Jīngguó) (27 de abril de 1910 - 13 de janeiro de 1988), foi um político e presidente da República da China em Taiwan.[1]

Filho de Chiang Kai-shek, foi militante do partido nacionalista chinês Kuomintang desde sua juventude. Nasceu na China continental, na província de Zhejiang e exerceu numerosos cargos públicos na República da China, primeiro no continente e, a partir de 1950, em Taiwan. Sucedeu a seu pai no poder, depois da morte deste em 1975.

Oficialmente, foi Primeiro Ministro da República da China entre 1972 e 1978, e Presidente da República da China entre 1978 e 1988. Sob seu mandato, o governo da República da China iniciou una série de reformas democráticas que aumentariam a participação popular na política e as liberdades individuais em Taiwan. Depois de sua morte em 1988, seu sucessor Lee Teng-hui continuou as reformas que levaram a uma democratização plena de Taiwan.

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.