Ilha Formosa

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Merge-arrows 2.svg
Foi proposta a fusão deste artigo ou se(c)ção com Taiwan. Pode-se discutir o procedimento aqui.
Editor, considere adicionar mês e ano na marcação. Isso pode ser feito automaticamente, com {{Fusão|1=Taiwan|{{subst:DATA}}}}.
Disambig grey.svg Nota: Se procura o país, veja República da China.
Taiwan
Formosa
臺灣
台灣
LocationTaiwan.svg
23° 46′ N 121° 0′ E
Geografia física
País Taiwan
Localização Oceano Pacífico
Ponto culminante 3.952 m
Área 35.980  km²
Geografia humana
População 23.046.177 (2009)
Densidade 668 hab./km²
Taiwan NASA Terra MODIS 23791.jpg
A ilha de Taiwan é majoritariamente montanhosa ao leste, com planícies ligeiramente inclinadas no oeste. As Ilhas Pescadores estão a oeste de Taiwan (NASA). Taiwan está situado no Oceano Pacífico, a 120km da costa da China continental.

Ilha Formosa ou Ilha de Taiwan[nota 1] (em chinês tradicional: 台灣/臺灣, chinês simplificado: 台湾, pinyin: Táiwān) é uma ilha com cerca de 36 000 km² situada ao sudeste da China continental, separada pelo Estreito de Taiwan da costa da província chinesa de Fujian. Localizada ao sul do Japão (Ilhas Ryūkyū) e ao norte das Filipinas; e limitada a leste pelo Oceano Pacífico, ao norte do Mar da China Oriental e ao sul o Mar da China Meridional.[1]

Desde 1945, a ilha tem estado sob o regime político da República da China, o estado que administrou toda a China até o final da guerra civil entre o Kuomintang e o Partido Comunista da China, quando este último tomou o poder no continente (China continental).

Desde então, o antigo regime chinês tem se mantido na Ilha Formosa e nas ilhas circundantes, dando origem a uma situação jurídica e diplomática complexa, embora na prática seja um Estado independente parcialmente reconhecido como República da China ou Taiwan. Refúgio de emigrados chineses depois da tomada do poder pelos comunistas, em 1949, é considerada uma província pelo governo da República Popular da China. Taiwan adota o capitalismo e apresenta altas taxas de crescimento econômico nos anos 1980 - como os demais Tigres Asiáticos.

História[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: História de Taiwan

A China dominou a ilha no século XIV e ali instalou comunidades de camponeses. Por volta de 1600, os portugueses estabeleceram um entreposto comercial denominado Formosa. Seguiu-se uma breve ocupação de espanhóis, expulsos pelos neerlandeses em 1642. Os chineses reconquistaram a ilha em 1661 e retomaram a colonização.[2]

A China cedeu Formosa ao Japão em 1895, após a derrota na Primeira Guerra Sino-Japonesa. No final da Segunda Guerra Mundial, a ilha voltou à soberania chinesa, então governada pelo Partido Nacionalista (Kuomintang) de Chiang Kai-shek. Em 1949, derrotados pelas forças comunistas de Mao Tsé-tung, Chiang Kai-shek e os remanescentes de seu governo fugiram para Formosa.

O país recebeu centenas de milhares de chineses continentais, incluindo grande parte da elite econômica e intelectual. O Kuomintang passou a funcionar como partido único. Investimentos maciços dos Estados Unidos financiaram o desenvolvimento da indústria. Em 1971, Formosa foi obrigada a retirar-se da Organização das Nações Unidas (ONU) por causa da entrada da China comunista. O país rompeu relações diplomáticas com quase todas as nações, mas intensificou o comércio externo.

Notas

  1. Também grafado Taiuã ou Taiuan ou Taiuane

Referências

Ver também[editar | editar código-fonte]

Commons
O Commons possui imagens e outras mídias sobre Ilha Formosa