Aboboreira: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Linha 24: Linha 24:


== História ==
== História ==
A origem [[toponímia|toponímica]] do nome Aboboreira tem factores ainda por comprovar: Segundo algumas pessoas, o nome provém do fruto da [[abóbora]], que existe ainda hoje em grande abundância nesta localidade.
A origem [[toponímia|toponímica]] do nome Aboboreira tem factores ainda por comprovar. Segundo algumas pessoas, o nome provém do fruto da [[abóbora]], que existe ainda hoje em grande abundância nesta localidade. Outros testemunhos dizem que terá estado na sua origem uma razão histórica onde um homem de nome Abraam recebera um dote ao qual se chamava Eira ou seja, seria a Eira do Abraam que mais tarde dá origem a Abraam + Eira que com o decorrer dos tempos chega a Aboboreira.

Outros testemunhos dizem que terá estado na sua origem uma razão histórica onde um homem de nome Abraam recebera um dote ao qual se chamava Eira ou seja, seria a Eira do Abraam que mais tarde dá origem a Abraam + Eira que com o decorrer dos tempos chega a Aboboreira.


Recolhas etnográficas encontram, no entanto, uma nova explicação: Após conversas com pessoas idosas chega-se à conclusão que as duas primeiras explicações podem não passar de simples imaginação, sendo que a origem do nome Aboboreira poderá estar na árvore de fruto [[figueira]] que quando existente em grande qualidade é chamada de “abebera” e que quando se enche de frutos ainda hoje é chamada de “abebereira”.
Recolhas etnográficas encontram, no entanto, uma nova explicação: Após conversas com pessoas idosas chega-se à conclusão que as duas primeiras explicações podem não passar de simples imaginação, sendo que a origem do nome Aboboreira poderá estar na árvore de fruto [[figueira]] que quando existente em grande qualidade é chamada de “abebera” e que quando se enche de frutos ainda hoje é chamada de “abebereira”.

Revisão das 16h37min de 9 de março de 2012

Portugal Portugal Aboboreira 
  Freguesia  
Localização
Aboboreira está localizado em: Portugal Continental
Aboboreira
Localização de Aboboreira em Portugal
Coordenadas 39° 47' 54" N 7° 41' 17" O
Município Mação
Administração
Tipo Junta de freguesia
Características geográficas
Área total 27,86 km²
População total (2011) 513 hab.
Densidade 18,4 hab./km²
Outras informações
Orago São Silvestre
Sítio http://www.aboboreira.freguesias.pt
 Nota: Para a serra com o mesmo nome, veja Serra da Aboboreira.

Aboboreira é uma freguesia portuguesa do concelho de Mação, com 27,86 km² de área e 513 habitantes (2011). Densidade: 18,4 hab/km².

História

A origem toponímica do nome Aboboreira tem factores ainda por comprovar. Segundo algumas pessoas, o nome provém do fruto da abóbora, que existe ainda hoje em grande abundância nesta localidade. Outros testemunhos dizem que terá estado na sua origem uma razão histórica onde um homem de nome Abraam recebera um dote ao qual se chamava Eira ou seja, seria a Eira do Abraam que mais tarde dá origem a Abraam + Eira que com o decorrer dos tempos chega a Aboboreira.

Recolhas etnográficas encontram, no entanto, uma nova explicação: Após conversas com pessoas idosas chega-se à conclusão que as duas primeiras explicações podem não passar de simples imaginação, sendo que a origem do nome Aboboreira poderá estar na árvore de fruto figueira que quando existente em grande qualidade é chamada de “abebera” e que quando se enche de frutos ainda hoje é chamada de “abebereira”.

Historicamente e tal como o resto do concelho, Aboboreira terá sido conquistada aos muçulmanos por D. Afonso Henriques em meados do século XII com a ajuda de cruzados das ordens militares religiosas entre as quais a ordem de Malta, mas, ao contrário das restantes povoações do Concelho de Mação, tal como a freguesia de Penhascoso, ficou sob dependência directa da corte portuguesa.

"Envolvida na ramagem verde das árvores cercada de pinheiros e oliveiras, parecem lenços brancos a acenar, as casas humildes e pequenas que pouco mais são que duas centenas. Cobre-se de flores na Primavera, aloiram-se no Verão as searas, nas videiras são louros também os bagos, “ceifa-se” o pão, pisam-se as uvas e sob a chuva teimosa do Inverno, apanha-se, em grandes, grupos, a azeitona, canta-se para aquecer o frio, faz-se azeite, mata-se o porco, cultivam-se as hortas, amanha-se a terra, e explora-se o pinhal."

Este pequeno poema traduz na perfeição uma pequena e pitoresca localidade do Concelho de Mação.

Localidades

  • Aboboreira
  • Casalinho
  • Cerro do Outeiro
  • Chão de Codes
  • Louriceira
  • Vale de Amêndoa

Actividades económicas

Silvicultura, agricultura, serração de madeiras, carpintaria, serralharia civil, indústria de carnes, comércio e oficina de automóveis.

Festas e romarias

  • S. Silvestre (31 Dez)
  • N.S. Conceição (1º fim de semana de Agosto)
  • Festa da Espiga (5ª feira da Ascensão)

Património cultural e edificado

Gastronomia

Sarrabulho e maranhos.

Artesanato

Trabalhos em madeira, tapetes, colchas de trapos.

Colectividades

  • Associação Cultural e Recreativa de Aboboreira
  • Associação Recreativa e Cultural de Chão de Codes
  • Lar de Terceira Idade
Ícone de esboço Este artigo sobre freguesias portuguesas é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.