Abre los ojos
Abre los ojos | |
---|---|
De Olhos Abertos (PRT) Preso na Escuridão (BRA) | |
![]() ![]() ![]() 1997 • cor • 117 min | |
Direção | Alejandro Amenábar |
Roteiro | Alejandro Amenábar Philip K. Dick Mateo Gil |
Elenco | Eduardo Noriega Fele Martínez Najwa Nimri Penélope Cruz |
Género | drama |
Distribuição | Artisan Entertainment |
Idioma | espanhol |
Abre los ojos (em Portugal: De Olhos Abertos, e no Brasil: Preso na Escuridão) é um filme da Espanha, Itália e França de 1997, realizado por Alejandro Amenábar.
No SBT este filme foi exibido no Cine Belas Artes com o título Abra os Olhos.
Resumo[editar | editar código-fonte]
César (Eduardo Noriega) é um belo homem órfão e dono de uma grande fortuna, herdada dos seus pais. Mulherengo convicto, ele vive numa luxuosa casa e troca constantemente de namoradas. O seu melhor amigo é Pelayo (Fele Martínez), que tem inveja de César por não ter o mesmo sucesso que ele tem com as mulheres.
Porém, numa das festas organizadas por César, Pelayo apresenta-lhe uma bela jovem, chamada Sofia (Penélope Cruz). Após conversarem um pouco, César passa a sentir algo que nunca sentira antes: estava apaixonado. Apesar da desconfiança de que Sofia seja namorada de Pelayo, César tenta conquistá-la, o que acaba por conseguir.
Entretanto, Nuria (Najwa Nimri), a última namorada de César, é extremamente ciumenta e não aceita de forma alguma que ele tenha outra mulher além dela. Ao saber do envolvimento de César com Sofia, Nuria comete suicídio batendo com o seu carro numa árvore. Ela morre no acidente e César, que estava com ela naquele instante, tem o seu rosto completamente desfigurado.
Após os médicos lhe dizerem que não têm como reconstituir o seu rosto, devolvendo-lhe a antiga beleza, César entra numa profunda depressão. Mas logo depois a situação sofre uma grande reviravolta: os médicos dizem-lhe que uma nova técnica revolucionária é capaz de reconstituir o seu rosto, e Sofia reaparece para dizer que o ama.
Mas nem tudo é felicidade, pois estranhas e assustadoras visões têm abalado César, fazendo-o perceber que o pesadelo estava apenas a começar.
Elenco[editar | editar código-fonte]
- Eduardo Noriega...César
- Penélope Cruz...Sofia
- Chete Lara...Antonio
- Fele Martínez...Pelayo
- Najwa Nimri...Nuria
- Gérard Barray...Duvernois
- Miguel Palenzuela...Comissário
- Pedro Miguel Martínez...Médico-chefe
Prémios e nomeações[editar | editar código-fonte]
- Ganhou uma Menção Honorária, no Festival de Berlim.
- Recebeu dez nomeações ao Prémio Goya, nas seguintes categorias:
- Melhor Filme
- Melhor Realizador
- Melhor Actor (Eduardo Noriega)
- Melhor Edição
- Melhor Caracterização
- Melhor Desenho de Produção
- Melhor Direcção de Arte
- Melhor Argumento Original
- Melhores Efeitos Especiais
- Melhor Som
Remake[editar | editar código-fonte]
Em 2001 o diretor Cameron Crowe filmou a versão estadunidense do filme sob o título de Vanilla Sky, com poucas mudanças. Contando novamente com Penélope Cruz, que refez o papel de Sofia, e tendo Tom Cruise como o protagonista (o personagem teve o nome mudado para David Aames). No remake, a ação é em Nova Iorque e não em Madrid.
Ligações externas[editar | editar código-fonte]
- «Abre los ojos» (em inglês). no IMDb
- Filmes da Espanha de 1997
- Filmes da Itália de 1997
- Filmes da França de 1997
- Filmes de drama romântico da Espanha
- Filmes de drama romântico da Itália
- Filmes de drama romântico da França
- Filmes de mistério da Espanha
- Filmes de mistério da Itália
- Filmes de mistério da França
- Filmes de suspense da Espanha
- Filmes de suspense da Itália
- Filmes de suspense da França
- Filmes de ficção científica da Espanha
- Filmes de ficção científica da Itália
- Filmes de ficção científica da França
- Filmes em língua espanhola
- Filmes dirigidos por Alejandro Amenábar
- Filmes de suspense da década de 1990
- Filmes de ficção científica da década de 1990