Adolfo Zon Pereira

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Adolfo Zon Pereira
Bispo da Igreja Católica
Bispo de Alto Solimões
Hierarquia
Papa Francisco
Arcebispo metropolita Leonardo Ulrich Steiner, O.F.M.
Superior geral Fernando García Rodríguez, SX
Atividade eclesiástica
Congregação Pia Sociedade de São Francisco Xavier para as Missões Estrangeiras
Diocese Diocese de Alto Solimões
Nomeação 20 de maio de 2015
Predecessor Dom Frei Evangelista Alcimar Caldas Magalhães, O.F.M.Cap.
Mandato 2015
Ordenação e nomeação
Ordenação presbiteral 21 de junho de 1986
Espanha
Nomeação episcopal 27 de agosto de 2014
Ordenação episcopal 8 de novembro de 2014
Abaetetuba
por Dom Flávio Giovenale, S.D.B.
Lema episcopal DAI-LHES VÓS MESMOS DE COMER (Mateus 14:16)
Brasão episcopal
Dados pessoais
Nascimento Ourense, Espanha
23 de janeiro de 1956 (68 anos)
Nacionalidade espanhol
Funções exercidas - Bispo-coadjutor de Alto Solimões (2014-2015)
dados em catholic-hierarchy.org
Bispos
Categoria:Hierarquia católica
Projeto Catolicismo

Dom Adolfo Zon Pereira S.X. (Ourense, 23 de janeiro de 1956) é bispo católico espanhol radicado no Brasil. Atualmente está à frente da Diocese do Alto Solimões, Amazonas.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Nasceu em Ourense, Espanha, é religioso da Pia Sociedade de São Francisco Xavier para as Missões Estrangeiras, na qual professou em 2 de outubro de 1982. Foi ordenado sacerdote em 21 de junho de 1986.

Formou-se em Teologia pela Universidade de Comillas de Madri, Espanha e é mestrando em Teologia Pastoral na Universidade de Salamanca. No início de sua trajetória presbiteral, exerceu atividades na Pastoral da Juventude da Arquidiocese de Pamplona e Tudela na Espanha. Também foi co-pároco na Paróquia São Francisco Xavier (1988-1992) e ecônomo da comunidade xaveriana, no mesmo país.

Em 1993, mudou-se para o Brasil, onde iniciou estágio pastoral na Paróquia Nossa Senhora Rainha da Paz, na Diocese de Abaetetuba, Estado do Pará, na qual também exerceu, durante anos diferentes, atividades pastorais, entre elas, a de membro do Conselho Regional da Cáritas do Norte 2 da CNBB, de assessor na formação de leigos na Escola de Fé e Política, diretor da Escola Diocesana de Evangelizadores, vice-regional dos missionários xaverianos, de 2005 a 2010.

Foi administrador econômico da Diocese de Abaetetuba entre 2005 e 2006. Atuou como professor de Doutrina Social da Igreja no Instituto Regional de Formação Presbiteral no regional Norte 2 da CNBB.

Em 27 de agosto de 2014, foi nomeado pelo Papa Francisco bispo coadjutor da Diocese de Alto Solimões. Sua sagração episcopal ocorreu em Abaetetuba, pelas mãos de Dom Flávio Giovenale, SDB, ex-bispo diocesano, recém-transferido para a Diocese de Santarém, com auxílio de Dom José Maria Chaves dos Reis, o novo bispo de Abaetetuba, e Dom Alberto Taveira Corrêa, arcebispo de Belém do Pará, em 8 de novembro de 2014. Seis meses depois, sucedeu ao Frei Evangelista Alcimar Caldas Magalhães, OFM Cap, à frente da diocese.[1]

Referências

  1. «Dom Adolfo Pereira». Paróquia São Paulo Apóstolo. Consultado em 5 de abril de 2018 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Wikiquote
Wikiquote
O Wikiquote possui citações de ou sobre: Adolfo Zon Pereira
Ícone de esboço Este artigo sobre Episcopado (bispos, arcebispos, cardeais) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.