Aeroporto de Barra (Escócia)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Aeroporto de Barra
Aeroporto
Barra Airport
IATA: BRR - ICAO: EGPR
Localização Barra, Escócia,  Reino Unido
Coordenadas 57° 1' 22" N 7° 26' 35" O
Altitude 8 m (26 ft)
Mapa
BRR está localizado em: Reino Unido
BRR
Localização do aeroporto no Reino Unido
Pistas
Cabeceira(s) Comprimento Superfície
07/25 799 m (2 621 ft) Não disponível
11/29 680 m (2 231 ft) Não disponível
15/33 846 m (2 776 ft) Não disponível

Barra Airport (IATA:BRR) (também conhecido como Barra Eoligarry Airport) é um pequeno aeroporto de pista curta situado na baía de Traigh Mhòr, na ponta norte da ilha de Barra, nas Novas Hébridas, Escócia. O aeroporto é o único do mundo que tem a sua pista de pouso e decolagem na areia, pois fica numa praia.[1] Ele é operado pela Highlands and Islands Airports Limited, proprietária da maioria dos aeroportos regionais da Escócia continental e das ilhas ao redor.

A praia tem pistas definidas, marcadas por postes de madeira em suas extremidades. Isto permite aos aviões Twin Otter, que servem a ilha, a pousar sempre contra o vento. Na maré alta, as pistas ficam submersas e o tempo de voo depende destas marés. Ocasionalmente, como ele não tem licença para operações noturnas,[2] pousos de emergência são realizados no aeroporto com o uso de faróis de veículos para iluminar as pistas e faixas refletoras de luz são dispostas pela praia.[3]

Barra tem uma licença da Civil Aviation Authority do Reino Unido para operar voos de transporte de passageiros e de treinamento de pilotos.

Referências

  1. «Airport Information». Highlands and Islands Airports Limited. Consultado em 25 de maio de 2011 
  2. Civil Aviation Authority Aerodrome Ordinary Licences
  3. Khan, Stephen (10 de novembro de 2002). «Dogfight over Barra to keep air link open». The Observer [S.l.: s.n.] Consultado em 4 de maio de 2009 
Ícone de esboço Este artigo sobre um aeroporto, integrado ao Projeto Aviação, é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.