Aeroporto de Divinópolis

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Divinópolis
Aeroporto
Aeroporto Brigadeiro Antônio Cabral
IATA: DIQ - ICAO: SNDV
Características
Tipo Público
Administração Socicam
Serve Divinópolis, Oeste de Minas
Localização 20°10'55"S 44°52'12"W
Inauguração 1 de junho de 2012
Altitude 795 m (2 608 ft)
Movimento de 2015
Passageiros 11.409 passageiros
Pistas
Cabeceira(s) Comprimento Superfície
1
17 / 35 1 540  m (5 052 ft) Asfalto

O Aeroporto de Divinópolis / Brigadeiro Antônio Cabral (IATA: DIQ - ICAO: SNDV) é o mais importante Aeroporto da Região Centro-oeste de Minas Gerais. Fica localizado na Av. Marcio Notini, nº 100, em Divinópolis. Com uma pista de 1540 Metros e com trinta Metros de largura, com iluminação noturna e balizamento noturno. O Aeroporto é de suma importância para o desenvolvimento econômico da região por possuir indústrias têxteis, de calçados e de fogos de artifício.

ATR72-600 Azul Linhas Aéreas no Aeroporto, em julho de 2015.

Reforma[editar | editar código-fonte]

O Aeroporto recebeu nos últimos anos 12 milhões de reais para a sua reforma, que foram concluídas no primeiro semestre de 2015. No final de abril, recebeu equipamentos que permitisse seu funcionamento bem como o caminhão de combate a incêndio, que era uma exigência da Anac para a liberação do Aeroporto para voo comercial regular. No início de maio, recebeu a liberação da Anac para seu funcionamento regular de passageiros. Também no mesmo período (maio/15), a Azul Linhas Aéreas demonstrou interesse em operar no aeroporto, que recebeu a autorização no início de junho.

Notícias[editar | editar código-fonte]

O primeiro voo comercial do Aeroporto de Divinópolis após as obras de ampliação, teve início no dia 6 de julho de 2015. São ofertados pela Azul Linhas Aéreas Brasileiras através do turboélice ATR-72, cinco voos por semana (domingo, segunda, terça, quinta e sexta), entre as cidades de Campinas e Divinópolis. O voo com saída de Campinas é programado para sair do Aeroporto Internacional de Viracopos/Campinas as 12:02 h e chegar a Divinópolis as 13:25 h. Já o voo com saída de Divinópolis, é programado para sair do aeroporto da cidade as 14:00 h e chegar a Campinas as 15:23 h. No dia 30 de março de 2018, a Azul Linhas Aéreas suspendeu os voos comerciais no aeroporto da cidade devido à dívida do município com a administradora.

Referências[editar | editar código-fonte]

  • [1] Aeroporto de Divinópolis recebe novo caminhão de combate a incêndio
  • [2] Aeroporto de Divinópolis pronto para receber voo da Azul
  • [3] Azul começa a operar em Divinópolis (MG) em julho
  • [4] Suspensão dos voos no Aeroporto de Divinópolis completa seis meses e futuro do terminal continua incerto