Saltar para o conteúdo

Alatriste

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Alatriste
No Brasil Alatriste
Em Portugal Capitão Alatriste
Espanha ·  França ·
 Estados Unidos
2006 •  cor •  145 min 
Género filme de aventura
filme de suspense
filme de ação
filme de drama
filme de ficção histórica
Direção Agustín Díaz Yanes
Roteiro Agustín Díaz Yanes
Elenco Viggo Mortensen
Elena Anaya
Unax Ugalde
Idioma língua espanhola
língua neerlandesa

Alatriste (bra: Alatriste[1]; prt: Capitão Alatriste[2]) é um filme franco-americo-espanhol de 2006 dirigido por Agustín Díaz Yanes, baseado no personagem principal da série de romances Las aventuras del Capitán Alatriste, de Arturo Pérez-Reverte.

Estrelado por Viggo Mortensen, o filme é um dos mais caros já produzidos na Espanha, com um orçamento de cerca de €24.000.000 (US$ 30 milhões), apenas precedido por Agora. Ele retrata a Espanha do século XVII, conhecido como Século de Ouro espanhol, utilizando personagens fictícios e reais. Os direitos para o filme foram adquiridos pela Twentieth Century Fox.

A história se passa durante o século XVII no Império Espanhol. Diego Alatriste é um soldado a serviço do rei Filipe IV de Espanha, durante a Guerra dos Oitenta Anos. A história começa na Holanda, onde o terço de Diego Alatriste luta contra os holandeses durante a Revolta dos holandeses. Lope Balboa (pai de Íñigo e amigo do capitão) é morto aqui. Diego decide voltar para Madrid, onde ele recebe o jovem Íñigo Balboa sob seus cuidados. Ele é contratado, juntamente com um assassino siciliano chamado Gualterio Malatesta para matar o Príncipe de Gales (futuro Rei Carlos I da Inglaterra) e seu companheiro, o duque de Buckingham. O trabalho é contratado por Emilio Bocanegra e Luis de Alquézar (tio da amada de Iñigo Balboa - Angélica de Alquézar). Alatriste finalmente retorna para a Holanda em 1624 (embora o filme diga que é 1625) e participa nas batalhas finais que conduzem à rendição de Breda. Após o retorno à Espanha, Iñigo quer fugir com Angélica, mas ela recebe os pés frios no último momento. Alatriste tem um romance com a atriz María de Castro, que era a amante de Filipe IV e ele acaba cruzando espadas com Gualdamedina, um amigo do rei. No final, o objeto de sua atenção fica doente com sífilis. O duelo com seu amigo Martín Saldaña e o castigo de Íñigo nas galeras fazem parte final espetacular do filme. As últimas cenas retratam a Batalha de Rocroi (maio 1643), descrita no último livro da saga longa e divertida "As Aventuras do Capitão Alatriste" , um livro que não foi publicado até 2008. Durante a batalha Abel Moreno Gómez 's "La Madrugá" está jogando como a marcha do exército derrotado e este é o lugar onde presume-se que o antigo capitão Diego Alatriste morreu.

O enredo do filme tem elementos de cada um dos cinco livros publicados até a estreia, e mantém o enredo mesmo para os personagens principais. Inclui trechos dos livros futuros da saga. A trama do filme coincide com o desejo do autor que todos devem terminar em Rocroi deixando assim material suficiente para mais três livros.

Referências

  1. «Alatriste». Brasil: CinePlayers. Consultado em 14 de novembro de 2018 
  2. «Capitão Alatriste». Portugal: CineCartaz. Consultado em 14 de novembro de 2018 
Ícone de esboço Este artigo sobre um filme do cinema espanhol é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.