Alfornelos

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Nota: Para outros significados, veja Alfornelos (desambiguação).
Portugal Alfornelos 
  Freguesia portuguesa extinta  
Símbolos
Brasão de armas de Alfornelos
Brasão de armas
Localização
Localização no município da Amadora
Localização no município da Amadora
Localização no município da Amadora
Alfornelos está localizado em: Portugal Continental
Alfornelos
Localização de Alfornelos em
Mapa
Mapa de Alfornelos
Coordenadas 38° 45' 47" N 9° 12' 22" O
Município primitivo Amadora
Município (s) atual (is) Amadora
Freguesia (s) atual (is) Encosta do Sol
História
Fundação 12 de julho de 1997
Extinção 28 de janeiro de 2013
Características geográficas
Área total 0,84 km²
População total (2011) 10 439 hab.
Densidade 12 427,4 hab./km²

Alfornelos é uma localidade portuguesa do Município da Amadora que foi sede da extinta Freguesia de Alfornelos, freguesia que tinha 0,85 km² de área e 10 439 habitantes (2011), e, por isso, uma densidade populacional de 12 281,2 hab/km².

A Freguesia de Alfornelos foi extinta em 2013, no âmbito de uma reforma administrativa nacional, tendo sido agregada à Freguesia de Brandoa para formar uma nova freguesia denominada Encosta do Sol.[1]

A Freguesia de Alfornelos fora criada em 12 de julho de 1997, por desanexação da vizinha freguesia da Brandoa.

População[editar | editar código-fonte]

População da freguesia de Alfornelos [2]
1864 1878 1890 1900 1911 1920 1930 1940 1950 1960 1970 1981 1991 2001 2011
14 305 10 439

Criada pela Lei 37/97 [3], de 12 de Julho, com lugares desanexados da freguesia da Brandoa

Dados históricos[editar | editar código-fonte]

Citando o portal da autarquia, [1], O aparecimento do que viria a ser o seu primeiro núcleo urbano, deu-se provavelmente no início do século passado, com o nome de Casal de Alfornel, por substituição de quintas e terrenos de cultivo por casas para habitação. Essa sua implantação em mundo rural está, curiosamente, na origem do nome, o qual provém da expressão árabe Al-Forner, que significa forneiro – aquele que coze o pão.

Descrição da área envolvente[editar | editar código-fonte]

Alfornelos é ladeado por duas colinas, uma a nascente (do lado da Pontinha, que pertence ao concelho de Odivelas), e do outro pela colina a noroeste, onde fica a Brandoa (Mapa do concelho da Amadora). Outro nome pelo qual é conhecida esta localidade é Colina do Sol, identificação dada pelo urbanizador. Fica, pois, na área limítrofe do concelho da Amadora, tendo uma estrada perto do concelho de Loures, e dispõe de um acesso principal a partir de Lisboa, onde foram construídas várias rotundas, na designada Estrada da Correia. Do lado norte já teve um acesso à A36, ou CRIL (Circular Regional Interna de Lisboa) que foi cortado, dada a vulnerabilidade de escoamento do trânsito[2] no interior desta localidade. Actualmente conta com um novo acesso, na zona Este da povoação, por enquanto apenas no sentido Sul-Norte.

É possível vislumbrar um algomerado de casas precárias numa das colinas, situação que está quase resolvida.

Informações diversas[editar | editar código-fonte]

Alfornelos é fundamentalmente um dormitório, palavra não muito nobre, mas que descreve com brevidade a função que esta parte da cidade da Amadora desempenha, dado situar-se muito próxima da capital de Portugal, Lisboa. A maior parte das habitações é constituída por prédios altos (9, 10, e 12 andares), e tem uma minoria de prédios de 4 e 5 andares. Não há vivendas (construídas com autorização legal, a confirmar). Possui esparsas zonas comerciais nas ruas principais, um Centro Comercial, e alguns cafés e pequenas mercearias. O Centro Social Paroquial e respectiva igreja destacam-se no centro desta localidade.

Pode ser visualizada no Google a imagem de satélite desta localidade: [3], onde a Brandoa aparece no canto superior esquerdo, a igreja no centro (junto a uma das rotundas, e o lado sul da Pontinha no canto superior direito. Uma imagem mais aproximada está disponível no link: [4]. Tem por orago São Francisco de Assis.

Referências

  1. Unidade Técnica para a Reorganização Administrativa do Território Pronúncia da Assembleia Municipal da Amadora sobre a Reorganização Administrativa do Território. Acedido a 1 de julho de 2013.
  2. «Recenseamentos Gerais da População». Instituto Nacional de Estatística 
  3. Diário da República - https://dre.tretas.org/dre/83630/#text

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre freguesias portuguesas é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.