Alto Volta

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


République de Haute-Volta
República de Alto Volta
Flag of France (1794–1815, 1830–1974, 2020–present).svg
1958 – 1984 Flag of Burkina Faso.svg
Flag Brasão
Bandeira Brasão
Lema nacional
"Unité – Travail – Justice" (em francês)
"União – Trabalho – Justiça"
Hino nacional
Hymne Nationale Voltaïque


Localização de Alto Volta
Continente África
Capital Ouagadougou
Língua oficial Francês
Governo República Presidencialista Unipartidaria (1960-1966)

República Presidencialista sobre uma Ditadura Militar (1966-1984)

Presidente
 • 1959–1966 Maurice Yaméogo
 • 1983–1984 Thomas Sankara
Alto Comissário
 • 1958–1959 Max Berthet
 • 1959–1960 Paul Masson
Primeiro-Ministro
 • 1971–1974 Gérard Kango Ouédraogo
 • 1983 Thomas Sankara
Período histórico Guerra Fria
 • 11 de dezembro de 1958 Autonomia de colônia
 • 5 de agosto de 1960 Independência
 • 4 de agosto de 1984 Renomeação
Moeda Franco CFA

A República do Alto Volta (em francês: République de Haute-Volta), agora Burquina Fasso, era um país da África Ocidental sem litoral estabelecido em 11 de dezembro de 1958 como uma colônia autônoma dentro da Comunidade Francesa. Antes de alcançar a autonomia, havia sido o Alto Volta francês e parte da União Francesa. Em 5 de agosto de 1960, alcançou a independência total da França. Em 4 de agosto de 1984, mudou seu nome para Burquina Fasso.

Nome e bandeira[editar | editar código-fonte]

O nome Alto Volta indicava que o país contém a parte superior do rio Volta. As cores da bandeira nacional correspondiam aos nomes de seus três principais afluentes - o Volta Negro, o Volta Branco e o Volta Vermelho.

História[editar | editar código-fonte]

O território colonial do Alto Volta, submetido à  França, foi criado em 1919 e dividido em Níger, Costa do Marfim e Alto Volta em 1932. Ainda nas primeiras décadas do século XX, seus habitantes resistiram ao colonialismo principalmente por meio da emigração em massa. Na mesma época, movimentos religiosos tradicionais também se opuseram à burocracia colonial e às tentativas de assimilação. No entanto, foi apenas no fim da Segunda Guerra Mundial que a primeira organização nacionalista do Alto Volta, a União Voltaica (UV), foi criada. Também se instalou no oeste do país a Assembleia Democrática Africana (RDA), organização favorável à autonomia dos países da África Ocidental Francesa, apoiada pelos comunistas[1].

Apenas em 1956, com a fundação da União Democrática Voltaica (UDV) ligada à RDA, houve um consenso mínimo que possibilitou barganhar a autonomia com o governo francês. O principal líder da UDV, Maurice Yaméogo, formou em 1958 um governo de transição em colaboração com a França, que, atolada numa feroz guerra na Argélia, começava a se mostrar disposta a ceder à independência das suas colônias. Yaméogo liderou um governo arbitrário, fechando agremiações de oposição como o Partido Nacional Voltaico e assinando decretos que limitavam a liberdade de expressão. A República do Alto Volta (hoje, Burkina Faso) foi declarada independente por Yaméogo em 1960.

O Alto Volta obteve a independência em 5 de agosto de 1960. O primeiro presidente do país, Maurice Yaméogo, líder da Aliança para a Democracia e a Federação / Rali Democrático Africano. A Constituição de 1960 estabeleceu a eleição por sufrágio universal direta do Presidente e da Assembleia Nacional para um mandato de cinco anos. Pouco depois de chegar ao poder, Yaméogo baniu todos os partidos políticos, exceto a Aliança para a Democracia tornando o país um estado de partido único. Thomas Sankara chegou ao poder por meio de um golpe militar em 4 de agosto de 1983. Após o golpe, formou o Conselho Nacional da Revolução (CNR), tendo ele mesmo como presidente. Sob a direção de Sankara, o país mudou seu nome em 4 de agosto de 1984, de Alto Volta para Burkina Faso, que significa "Terra de Pessoas Incorruptíveis".

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «Memorial da Democracia». Memorial da Democracia. Consultado em 6 de novembro de 2022 
Mapa mostrando a bacia do Volta, no território da antiga República do Alto Volta.
Ícone de esboço Este artigo sobre Burquina Fasso é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Mercator Africa 037.jpg Este artigo sobre História da África é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.