Amã (província)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Localização da província de Amã

A província de Amã (em árabe: محافظة العاصمة,Muhafazat al-Asima, literalmente "província da capital") é uma das divisões administrativas (muhafazat) da Jordânia. A cidade de Amã, sua capital, é também capital do país.

O muhafazat de Amã tem a maior população das doze províncias da Jordânia. Faz fronteira com a província de Zarqa no norte e nordeste, as províncias de Balqa e Madaba no oeste, e os de Karak e Ma’na no sul. Ela também compartilha uma fronteira internacional com a Arábia Saudita, pelo leste.

História[editar | editar código-fonte]

Amã, capital da Jordânia

Os territórios de Amã são habitados desde a era pré-histórica. Ruínas de civilizações, tão antigas quanto 7 250 a.C., foram descobertas em Ain Ghazal, perto da cidade de Amã, cujo sítio arqueológico constitui um dos maiores assentamentos pré-históricos do Oriente Médio.

Amã foi a capital e guarda forte dos amonitas, que apelidaram o local de Rabate Amom]]. Os amonitas governaram quase todo o território da província. Após os romanos tomarem o controle da região, Amã foi renomeada como Filadélfia, e tornando-se uma das dez cidades romanas da Decápole. Depois das conquistas árabes muçulmanas, Filadélfia reclamou o nome de Amã.

Geografia[editar | editar código-fonte]

Os nahias da província

O clima da região é mediterrâneo oriental. No entanto, como Amã está localizado em uma plataforma montanhosa, a precipitação média anual e temperatura geralmente podem variar significativamente de um local para o outro, mesmo dentro de uma cidade. Por exemplo, pode estar nevando no distrito de Sweileh, 1 050 m acima do nível do mar, mas muito nublado e sem chuva no centro da Cidade de Amã, que tem uma altitude de 780 m.

No Censo Nacional da Jordânia no ano de 2004, a população total registrada da província foi de 1 942 066, dos quais 88% eram cidadãos jordanianos.[1] No entanto, no período de 2004 à 2007 houve um aumento significativamente rápido na população da Jordânia, com a chegada de cerca de 700 000 iraquianos, cuja maioria se estabeleceu na capital.

Departamentos administrativos[editar | editar código-fonte]

O departamento de Abdali forma o coração de Amã

O Artigo n° 4 do Sistema de Divisões Administrativas do Ministério dos Estados do Interior da Jordânia divide a província em nove departamentos,[2] cinco desses departamentos incluem os distritos metropolitanos de Amã.

Departamento de Wadi Al Seer
Departamentos da província de Amã (pop. segundo estimativa de 2004)
Departamento Nome em Árabe Subdivisões População (2004) Centro Administrativo
1 Departamento Capital (Al-Qasaba) لواء قصبة عمان incluem seis dos distritos metropolitanos de Amã 552,511 Abdali
2 Departamento de Marka لواء ماركا incluem quatro dos distritos metropolitanos de Amã 483,819 Marka
3 Departamento de Al-Qwesmeh لواء القويسمة incluem três dos distritos metropolitanos de Amã 257,260 Jewaideh
4 Departamento Universitário لواء الجامعة incluem seis dos distritos metropolitanos de Amã 279,359 Jubaia
5 Departamento de Wadi Al Seer لواء وادي السير incluem três dos distritos metropolitanos de Amã e outras 12 cidades e vilas 173,792 Wadi Al Seer
6 Departamento de Na'oor لواء ناعور inclui 25 cidades e vilas 66,220 Na'oor
7 Departamento de Sahab لواء سحاب inclui 7 cidades e vilas 57,037 Saabe
8 Departamento de Jizeh لواء الجيزة inclui 62 cidades e vilas 42,051 Jizeh
9 Departamento de Muwaqqar لواء الموقر inclui 26 cidades e vilas 30,017 Muwaqqar

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia da Jordânia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.