Amaterasu

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Amaterasu Ōmikami)
Amaterasu
Governante de Takamagahara

Deusa do sol e do universo

Morada Takamagahara
Pais Izanagi

Izanami

Irmão(s) Tsukuyomi

Susanoo (entre outros)

Filho(s) Ame-no-Oshihomimi

Ame no Hohi

Amatsuhikone

Ikutsuhikone

Kumanokusubi

Grego equivalente Zeus, Apolo
A deusa do Sol saindo da caverna e trazendo novamente a luz para o universo.
Wikcionário
Wikcionário
O Wikcionário tem o verbete amaterasu.

Amaterasu (天照?), Amaterasu-ōmikami (天照大神/天照大御神?) ou Ōhirume-no-muchi-no-kami (大日孁貴神?) é uma parte do círculo mitológico japonês e domina o panteão da religião xintoísta. Ela é a deusa do sol, mas também do universo. O nome Amaterasu é derivado de Amateru que significa "que brilha no céu." O sentido do seu nome completo, Amaterasu-ōmikami, é "a Grande Deusa Augusta que ilumina o céu".[N 1] O Imperador do Japão diz-se ser um descendente direto de Amaterasu.

Nasceu do olho esquerdo de Izanagi (伊邪那岐) e domina o panteão xintoista, em que figura um certo número de personificações das forças naturais. É representada empunhando um disco solar. O Kojiki (古事記), o documento mais antigo sobre a história do Japão não usava pronomes ou gêneros. Alguns livros, tais como o Hotsuma Tsutae, descreviam a divindade como homem e mulher.

História[editar | editar código-fonte]

"Amaterasu vivia em uma gruta, em companhia de seus criados, que lhes teciam cotidianamente um quimono da cor do tempo. Todos os dias de manhã, ela saía para iluminar a Terra. Até o dia em que seu irmão, Susanoo, (deus do mar e da tempestade) em acesso de fúria destruiu campos de arroz ( em outra versão descreve a ira de Deus, após uma negociação fracassada para retardar uma disputa entre os três irmãos de Amaterasu ). Susanoo, infeliz com o feito, arremessou um cavalo celestial morto sobre os teares das criadas tecelãs. Amedrontadas, elas se estranharam, e uma delas morreu, perfurada por sua própria lançadeira. A deusa Amaterasu não gostou da brincadeira. Irritada, escondeu-se em sua caverna celestial e a luz sumiu para todo o sempre ( em algumas versões da história Amaterasu foi para caverna pois estava de luto pela morte da tecelã que havia morrido, pois ela tinha relações sexuais com seu tio,cujo surgiu o primeiro incesto ). O mundo congelou e os campos apodreceram. E o pânico foi semeado até no céu, onde ficavam os deuses, que como os Terrestres, também não viam nada. Os deuses temendo a escuridão eterna organizaram uma festa no início da caverna. Eles se reuniram e bolaram um plano. O deus da inteligência, Omoikane, pediu a todos que comparecessem ao redor da caverna e colocassem um espelho apontando para a entrada. Pediram a Uzume, a mais engraçada das deusas, que os distraísse diante da gruta fechada em que Amaterasu estava amuada. Uzume não usou de meios termos: pôs-se a dançar de forma provocante, exibindo suas partes íntimas com caretas irresistíveis. Estava tão divertida que os deuses caíram na gargalhada... Curiosa, Amaterasu não aguentou: entreabriu a pedra que fechava a gruta, ela viu a deusa dançando e fazendo caretas e soltou sua primeira gargalhada, e os deuses lhe direcionaram um espelho onde ela viu uma mulher esplêndida. Surpresa, ela se adiantou. Então os deuses agarraram-na e Amaterasu saiu para sempre de sua caverna celestial. O mundo estava salvo."


Árvore Genealógica[editar | editar código-fonte]

Izanagi
Susanoo
Amaterasu
Tsukuyomi
Ame-no-Oshihomimi
Ame no Hohi
Amatsuhikone
Ikutsuhikone
Kumanokusubi
Munakata Sanjojin

Amaterasu na Cultura Popular[editar | editar código-fonte]

  • No anime/mangá Naruto Shippuden, Amaterasu é uma técnica utilizada por Uchiha Sasuke e Uchiha Itachi que são usuários do Mangekyou Sharingan. Esta técnica consiste na evocação de uma chama negra que queima tudo o que é visto pelo autor da arte, elas só podem ser apagadas por outro usuário da técnica, até mesmo se o alvo for fogo. Significado:Reino das chamas do inferno
  • No video game Ōkami, Amaterasu é representada como sendo um loba branca, cuja representação é válida no Taoísmo e remete à essência da reencarnação da deusa Amaterasu ressaltando a necessidade de vir como mestre e guia espiritual.
  • Na história em quadrinhos The Wicked + The Divine, Amaterasu é uma das divindades que vieram à Terra durante a recorrência dos anos 2010.
  • No anime/mangá Cardfight Vanguard, Amaterasu (Na verdade chamada de CEO Amaterasu) é uma carta usada principalmente por Tokura Misaki.
  • No jogo Gods Eater, Amaterasu aparece como sendo uma espécie de mulher colada ao corpo de um Aragami, representada também como uma divindade aragami. Ela é uma dos 5 Deusphages presentes no jogo.
  • No anime/mangá Fairy Tail, Amaterasu é uma magia utilizada por Hades e Makarov.
  • Em Stargate SG-1, Amaterasu é uma dos Senhores do Sistema Goa'uld, que tenta um acordo com o Comando Stargate para derrotar Ba'al.
  • No jogo Persona 4, Amaterasu é a Persona de Yukiko Amagi, uma das protagonistas do jogo, depois de atingir o grau máximo de ligação social.
  • No anime Sailor Moon, Amaterasu é um Cardian, técnica de cartas utilizada por Al e Ann para absorver a energia dos humanos.
  • No otome game Kamigami No Asobi, Amaterasu é um homem com feições femininas, o que causou contradições e polêmicas no jogo e com o público, é renomeado como "Akira" (Sol) pela protagonista Kusanagi Yui, ele aparece como personagem secundário no primeiro jogo e como um dos principais no segundo, ganhando uma rota, porém não aparece na adaptação em anime.
  • Nos jogos Devil Survivor 1 e 2, da série Shin Megami Tensei, da Atlus, Amaterasu aparece representada como uma mulher em um vestido branco com verde que pode ser invocada pelo jogador.
  • Na música "Fallen Amaterasu", do álbum Shogunate Macabre da banda finlandesa Whispered.
  • No álbum Amaterasu, da banda de rock gótico californiana Christian Death.
  • No clipe da música "I'm Not Yours", da cantora taiwanesa Jolin Tsai em parceria com a cantora japonesa Namie Amuro, Amaterasu serve como inspiração.
  • Primeira deusa do panteão japonês no jogo Smite.
  • Aparece como Amaterasu-ōmikami no mangá Noragami
Ícone de esboço Este artigo sobre mitologia japonesa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

Notas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Amaterasu
  1. ama significa "céu"; tera é uma forma flexional de teru, "brilhar"; su é um verbo auxiliar honorífico que mostra respeito pelo ator; então amaterasu significa "brilhar no céu". E ō significa "grande" ou "grandioso"; mi é um prefixo para os seres nobres e augustos.[1]

Referências

  1. Akira Matsumura, ed. (1995). Daijirin. Sanseido Books. ISBN 978-4385139005