Shin Megami Tensei: Persona 4

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Persona 4)
Ir para: navegação, pesquisa
Shin Megami Tensei: Persona 4
Produtora(s) Atlus
Editora(s)
Diretor(es) Katsura Hashino
Projetista(s) Atsushi Watanabe
Azusa Kido
Escritor(es) Yuichiroh Tanaka
Akira Kawasaki
Programador(es) Yujiro Kosaka
Artista(s) Shigenori Soejima
Susumu Nishizawa
Compositor(es) Shoji Meguro
Plataforma(s) PlayStation 2
Série Shin Megami Tensei (Principal)
Persona (Sub-série)
Conversões/
relançamentos
PlayStation Vita
Data(s) de lançamento PlayStation 2

PlayStation Vita
Gênero(s) RPG Eletrônico
Classificação Inadequado para menores de 15 anos i CERO (Japão)
Inadequado para menores de 17 anos i ESRB (América do Norte)
Recomendado para públicos maduros i OFLCA (Austrália)
Inadequado para menores de 16 anos i PEGI (Europa)

Shin Megami Tensei: Persona 4, também conhecido como Persona 4 (ペルソナ4, Perusona 4?), é um RPG para PlayStation 2 produzido pela Atlus, lançado originalmente em Julho de 2008. Cronologicamente, é o quinto episódio da série Persona, spin-off de Shin Megami Tensei. O enredo envolve jovens de cerca de 17 anos e seus conflitos psicológicos típicos, tais como isolamento social, inveja, medo descontrolado, busca de identidade, vazio interior levando a futilidade, complexo de superioridade e impaciência, assim como a não aceitação do gênero/sexo qual nasceu.

Persona 4 situa-se dois anos após os eventos de Persona 3 (2009), na cidade interiorana fictícia de Inaba, onde um grupo de adolescentes passa a investigar uma série de assassinatos relacionados a um estranho nevoeiro.

Enredo[editar | editar código-fonte]

À meia noite em dias chuvosos, pode-se observar acontecimentos no Canal da Meia Noite, a partir de qualquer aparelho de televisão. Aquelas pessoas que aprenderam a usar Personas têm a habilidade de entrar no Canal da Meia Noite através de qualquer televisão diretamente, embora a tela precise ter tamanho suficiente para tal e cada aparelho leve a um local diferente no Canal da Meia Noite. As condições climáticas dentro deste "mundo" são o oposto do clima do mundo real.

Há uma neblina persistente no Canal da Meia Noite que pode causar mal estar nos personagens se estes permanecerem por muito tempo lá. Entretanto, após um longo período chuvoso em Inaba, o nevoeiro se acumulará na cidade e desaparecerá do Canal da Meia Noite, fazendo as Sombras residentes mais fortes e mais perigosas a qualquer um que não estiver preparado para estar lá.

Personagens[editar | editar código-fonte]

Como em Persona 3, o Protagonista pode ser controlado e nomeado pelo jogador (originalmente seu nome é Souji Seta no mangá e Yu Narukami no anime). O Protagonista é um estudante do ensino médio que se mudou recentemente da cidade grande para a cidade de Inaba para frequentar um ano letivo lá. Em Inaba, ele fica com seus parentes: seu tio Ryotaro Dojima, um detetive da polícia que frequentemente está em serviço durante o dia, e sua prima de seis anos, Nanako, filha do Dojima, que cuida das tarefas domésticas para seu pai.

Na escola Yasogami, o Protagonista rapidamente se torna amigo de Yosuke Hanamura, o desajeitado filho do gerente da loja de departamentos local Junes, Chie Satonaka, uma garota cheia de energia com um forte interesse em artes marciais e Yukiko Amagi, uma garota pacata e refinada que ajuda na pousada de sua família. Os quatro descobrem o Canal da Meia noite e dentro dele conhecem e se tornam amigos de um ser misterioso na forma de um urso de pelúcia chamado Teddie (Kuma no japonês).

No desenrolar da investigação, o grupo ganha mais membros incluindo Kanji Tatsumi, um garoto de aparência punk que é confuso sobre sua identidade sexual e social[1], Rise Kujikawa, uma jovem ídolo adolescente que se mudou para Inaba e frequentará a Yasogami, e Naoto Shirogane, uma jovem detetive que investiga o caso dos assassinatos com a polícia local, mas é forçada a assumir uma identidade masculina para tal.

Assim como nas versões anteriores (Persona 3 e Nocturne), os inimigos têm pontos fracos ou imunidade a certos ataques, o que pode tornar uma batalha muito fácil ou extremamente difícil,principalmente, nos chefões. É preciso conhecer o inimigo para derrotá-lo de maneira mais fácil.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]


Ícone de esboço Este artigo sobre jogos eletrônicos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.