Jolin Tsai

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Jolin Tsai
蔡依林
Informação geral
Nome completo Cài Yīlín
Nascimento 15 de Setembro de 1980 (34 anos)
Origem Sinjhuang
País Taiwan
Gênero(s) Mandopop
Período em atividade 1999 - atualmente
Gravadora(s) Universal Music (1998-2001)
Sony BMG (2002-2005)
Capitol Records (EMI) (2006-2008)
Warner Music (2009-atualmente)
Página oficial www.warnermusic.com.tw

Jolin Tsai (蔡依林, em chinês; Cài Yīlín, em pinyin) é uma cantora e atriz de mandopop de Taiwan. Atualmente, Tsai é uma das cantoras mais populares no mercado musical mandarim. Seu nome era Cài Yilín, mas mudou para 蔡宜Ling e Tsai Ling (atual).

Infância e adolescência[editar | editar código-fonte]

Jolin Tsai nasceu na República da China, Hsin Chuang City, Taipei County.

Embora Jolin fosse introvertida e tímida quando criança, sua mãe logo percebeu que ela possuía grande capacidade intelectual. Durante os anos de escola, esteve sempre entre as três primeiras da classe. O seu bom desempenho escolar possibilitou sua entrada na escola para meninas Jingmei e, mais tarde, na renomada Universidade Católica Fu Jen.

Jolin dedicou seu tempo ao estudo da língua inglesa, acabando por se formar em literatura inglesa na Universidade Católica de Fu Jen, em 1999.

Jolin também desenvolveu um grande interesse em cantar e experimentou diferentes técnicas vocais após ouvir as músicas de cantoras populares como Teresa Teng e Faye Wong.

Carreira Musical[editar | editar código-fonte]

1998-2001: Universal Music[editar | editar código-fonte]

Jolin começou sua trajetória participando de uma competição na MTV em maio de 1998, aos 18 anos, em recomendação da escola e iniciativa dos colegas. Competiu contra três mil concorrentes e foi a vencedora interpretando "Greatest Love of All" de Whitney Houston. Em março de 1999, após o concurso, assinou contrato com a Universal Music.

Em julho 1999, Jolin lançou seu primeiro single "Living With the World" (和世界做鄰居), que obteve enorme sucesso. Logo após, lançou seu primeiro álbum "Jolin 1019", que vendeu 400.000 cópias. Devido ao sucesso do primeiro disco, lançou seu segundo álbum em maio de 2000. "Don't Stop" foi outro enorme sucesso e muitos de seus hits ficaram conhecidos na região.

A imagem da cantora - mais madura e calma - sofreu mudanças para seu terceiro álbum "Show Your Love" que acabou por vender menos do que os dois anteriores. O quarto álbum, "Lucky Number", também não foi capaz de trazê-la de volta ao mesmo nível de popularidade, apesar de uma campanha sem descanso. No fim de 2001, acaba o contrato da cantora com a Universal Music e é lançada a primeira compilação de seus sucessos.

2002-2006: Sony BMG[editar | editar código-fonte]

Experiente com a grande disputa por contratos com gravadoras, Jolin assinou em julho de 2002 um contrato com a Sony Music e veio a ter a maior virada de sua carreira. O primeiro single lançado foi "Spirit Of The Knight" (騎士精神) que se tornou um enorme sucesso, devido a um plano de marketing bem sucedido, assim como no seu primeiro álbum. O álbum "Magic" (看我72變) ficou por três meses no topo das paradas de Taiwan e vendeu mais de um milhão de cópias na Ásia. A nova imagem da cantora era agora mais sexy e provocante e sua música mais orientada para a dance music.

O sexto álbum da cantora, "Castle" (城堡), tornou-se tão popular quanto o anterior e repetiu a fórmula do disco anterior com parte das músicas escritas por Jay Chou, que conforme os rumores, seria seu namorado na época.

Do modo como ela começa a se destacar no pico da música, Jolin facilmente vende 30 milhões de cópias de seus álbuns em 2005, lançando em abril do mesmo ano o sétimo álbum da cantora, "J-Game", que também atinge o topo das paradas de sucesso, fazendo com que a cantora seja eleita a melhor cantora por três anos seguidos e se torne extremamente popular em Hong Kong, na China, na Malásia e Cingapura. Vendeu mais de um milhão de cópias em pouco mais de um mês. O álbum contém um número maior de faixas com influência do hip-hop, mas manteve ainda as músicas dançantes e baladas de amor que a tornaram conhecida.

No começo de 2006 foi anunciado que Jolin estava deixando a Sony BMG e transferindo-se para a EMI Capitol. Em maio de 2006, a Sony lançou um "Greatest Hits" da cantora com dois CDs e um DVD.

2006-2008: Capitol Records[editar | editar código-fonte]

O primeiro álbum da cantora com a Capitol: Dancing Diva foi lançado em maio de 2006. O álbum tornou-se o mais vendido da carreira de Jolin, vendendo acima de duas milhões de cópias. Ainda rendeu a Jolin o Golden Melody Awards, o prêmio de cantora mais popular, por votação de seus fãs, e o 18° Taiwan Golden Melody de uma só vez, e tornou Jolin Tsai a cantora mais jovem a receber um TGM. "Dancing Diva" tem recebido grande sucesso, tanto na qualidade quanto na habilidade da cantora. A forma como foi criado trouxe uma sensação refrescante ao público em geral, sendo um marco na carreira da cantora.

Jolin lançou The Acquired Talent (地才) (DVD, photobook e poster) em junho de 2007, incluindo shows de sua turnê mundial e um documentário sobre seu trabalho, esforço e perseverança na preparação da turnê.

O seu segundo álbum na Capitol Records, Agent J (特務J), foi lançado em setembro de 2007. O álbum contém 11 músicas novas. A versão deluxe do álbum contém um filme de 70 minutos, dividido em 3 partes, filmado em Paris, Londres e Bangkok. A cantora trabalhou duro nesses dois álbuns, sendo estes não só através do Reino Unido, França e Tailândia. Os álbuns trazem o uso do Zhang Xinlei Kila Kila Dance, estilo de música que torna-se uma nova onda de música de dança e um marco nos seus álbuns. Pelo segundo ano, Jolin teve o álbum mais vendido em Taiwan e o DVD "The Acquired Talent" foi o DVD mais vendido na categoria música.

Em novembro, corre um ruído devido ao grande impulso na Ásia e, depois, a EMI Corporation é manchada após um dueto de Jolin Tsai e Kylie Minogue, cantora australiana, em "In My Arms".

Em 2008 foi originalmente marcada a estreia do seu novo álbum "Love Exercise" para março, com audiobook em inglês, mas foi cancelada a data, o que levou aos fãs, assim como fora da mídia, a especulação de que o contrato de Jolin estava terminado. O álbum foi lançado em outubro de 2008 e vendeu muito pouco em inglês, mas mesmo assim foi um marco no pessoal de Jolin Tsai.

2009-presente: Warner Music[editar | editar código-fonte]

Em dezembro de 2008, Jolin Tsai assina contrato com a Warner Music, e continua trabalhando com Ze-shan. Em março de 2009, Jolin Tsai lança seu primeiro álbum com a gravadora: "Flower Butterfly", o qual leva uma nova onda sem hesitação ao público. Em Taiwan, Feng Yunbang, as vendas têm uma porcentagem muito elevada de 68,11%. Para propaganda do álbum, a cantora usa 20 conjuntos e Butterfly se torna o mais novo sucesso da cantora. Jolin viajou aos Estados Unidos e trouxe nesse álbum o estilo de dança mais recente Jass Street - Street Jass, com uma aparência e dança nova para o mundo.

"Flower Butterfly" foi logo um grande sucesso ultrapassando dois milhões de cópias vendidas.

Em 2010 ela lançou seu mais recente álbum intitulado "Myself". Voltado ao estilo vogueing, o primeiro single lançado foi "Honey Trap", que logo se tornou uma das mais tocadas no país naquele ano. O vídeo para "Love Player" causou grande repercussão negativa ao mostrar Jolin nua em uma banheira com espuma. Mesmo com os lançamentos de "Nothing Left To Say", "Real Hurt", "Butterflies In My Stomach" e mais tarde, "Black-Haired Beautiful Girl", o álbum não conseguiu alcançar as vendas esperadas e não conseguiu nem atingir 200 mil cópias no Taiwan.

No mesmo ano, Jolin saiu com a turnê "Myself World Tour" passando por países como China, Malásia e Filipinas.

Atualmente ela grava seu novo álbum com previsão de lançamento para o final de 2012.

Discografia[editar | editar código-fonte]

Álbuns de Estudio[editar | editar código-fonte]

  • 1999: 1019
  • 2000: Don't Stop
  • 2000: Show Your Love
  • 2001: Lucky Number
  • 2003: Magic
  • 2004: Castle
  • 2005: J-game
  • 2006: Dancing Diva
  • 2007: Agent J
  • 2009: Butterfly
  • 2010: Myself
  • 2012: Muse
  • 2014: Play

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Jolin Tsai
  • * {{cn}} [http://www.youtube.com/user/jolintsai Jolin Tsai @ Youtube]
  • * {{cn}} [https://www.facebook.com/hoo.jcai Jolin Tsai @ Facebook]
  • * {{cn}} [http://instagram.com/jolin_cai/ Jolin Tsai @ Instagram]