André Hidalgo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

André Hidalgo (Itararé-SP) é um jornalista, agitador cultural e empresário brasileiro.[1] Trabalhou por 4 anos no jornal Folha de S. Paulo (caderno Ilustrada) como repórter e foi editor da extinta revista Interview. Em maio de 1997 criou o evento Casa de Criadores, dedicado exclusivamente à moda autoral e que hoje é também considerado o principal revelador de novos talentos da moda brasileira.[2][3]

O evento colocou e projetou no mercado nomes como André Lima, Fabia Bercsek, Fernando Cozendey, Gustavo Silvestre, Isaac Silva, João Pimenta, Juliana Jabour, Jum Nakao, Karlla Girotto, Lorenzo Merlino, Marcelo Quadros, Marcelo Sommer, Rober Dognani, Ronaldo Fraga e Weider Silveiro, entre vários outros.[2][3] Em 2017, a Casa de Criadores completou 20 anos e se consolidou como o principal evento propulsor da criação no mercado brasileiro.[4]

Além de diretor geral da Casa de Criadores, Hidalgo foi sócio proprietário do clube Glória, uma das principais casas noturnas de São Paulo. Em 2009 criou o evento Fashion Mob[5], a primeira e mais democrática passeata de moda do Brasil, que acontece uma vez por ano no centro da cidade de São Paulo. Aberto a quem queira participar, o evento sequer exige inscrições prévias de estilistas, artistas plásticos, maquiadores, cabeleireiros, profissionais do mercado de moda ou simples curiosos que queira assistir aos desfiles[6]. A idéia é levar para as ruas da cidade os trabalhos desses diversos profissionais (novos ou não) para que tenham a oportunidade de mostrar suas produções nas categorias moda, arte e beleza. O evento também é um concurso: os vencedores, escolhidos por renomados profissionais do mercado[7], passam a fazer parte do line-up da Casa de Criadores.

Referências

  1. Larissa Ogusico. «As pop up stores chegaram para não ficar». Pequenas Empresas & Grandes Negócios. Consultado em 18 de março de 2011  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  2. a b Glauco José Sabino (8 de dezembro de 2008). «Casa de Criadores começa hoje; veja entrevista com André Hidalgo». moda.ig.com.br. Consultado em 18 de março de 2011  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  3. a b Portal R7 (15 de outubro de 2009). «Casa de Criadores inaugura loja temporária». entretenimento.r7.com. Consultado em 18 de março de 2011  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  4. Pedro Diniz (14 de maio de 2017). «Casa de Criadores faz 20 anos e traz novos destaques». Folha de S. Paulo. São Paulo 
  5. revista Época (07 de dezembro de 2011). «Criação de André Hidalgo, Fashion Mob Leva Desfiles às Ruas do Centro». Época. São Paulo  Verifique data em: |data= (ajuda)
  6. Alexandra Farah (2013). «Produtor Fala Sobre Fashion Mob e Casa de Criadores». Moda & Negócios, Band News. São Paulo 
  7. Carla Valois (10 de dezembro de 2012). «Fashion Mob 2012». portal FFW. São Paulo 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre um(a) jornalista é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.