Marcelo Sommer

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Marcelo Sommer
Marcelo de Oliveira Sommer
Nascimento 1 de julho de 1967 (50 anos)
São Paulo
Nacionalidade Brasil Brasileiro
Ocupação Estilista
Página oficial
Marcelo Sommer

Marcelo Sommer (São Paulo, 1 de julho de 1967) é um estilista brasileiro.

Sua trajetória se inicia em 1995, quando Marcelo lança a não estabelecida marca SOMMER no Mercado Mundo Mix. Depois, participou de alguns eventos de moda, sendo o mais importante o São Paulo Fashion Week.[1]

O primeiro contato direto de Sommer com o mundo da moda foi aos 16 anos, em 1983, como office boy de uma joalheria.[2] Atua profissionalmente no mercado de moda desde os dezoito anos, Sommer trabalhou no desenvolvimento de produtos e estilo em empresas como ZOOMP, M2000,Tok & Stok na divisão Calvin Klein, da Vila Romana.[1] Após cursar moda na Central Saint Martins School of Arts & Design em Londres, foi contratado pela Forum e durante três anos fez parte da equipe de criação e desenvolvimento de produtos da grife. Alguns anos depois, foi convidado para coordenar a equipe de estilo da Zapping, de Renato Kherlakian, reformulou a imagem da marca no mercado de streetwear e foi responsável pelo prêmio Noite Ilustrada de Melhor Campanha Inverno 2000 da marca Zapping[3].

Em 1997 Sommer foi editor de moda na revista Trip e manteve um quadro fixo no programa “Moda Esporte Clube” chamado "Dicas do Sommer", veiculado mensalmente pela MTV Brasil.

A carreira de Marcelo Sommer é marcada por vários prêmios: recebeu o Phytoervas Fashion Awards de estilista revelação de 1997 e em 1998 e 2000 conquistou o Prêmio da Noite Ilustrada, da coluna homônima de Érika Palomino, na Folha de S.Paulo, como melhor estilista jovem.[1][3]

Realizou, com treze detentos da Casa de Detenção de São Paulo, no Complexo do Carandiru, o desfile de inauguração do "Talentos Aprisionados" em 1999.Em dezembro de 2000, Sommer montou a exposição "Revolução de 32”, no MAM (Museu de Arte Moderna de São Paulo).

Em 2002 entra também no mercado de calçados e licencia a marca para a Sandálias Melissa. Em 2004 o estilista passa a assinar também o figurino de todos os programas da rede Bandeirantes. Assina também há três anos (2004, 2005 e 2006) a coordenação de moda e estilo do concurso Miss Brasil.

Com a incorporação da marca pela AMC TÊXTIL em 2004, Marcelo tornou-se o diretor criativo da marca SOMMER.Em março de 2006 Marcelo Sommer deixou a empresa AMC TÊXTIL e sai da direção criativa da SOMMER marca que leva seu sobrenome e inicia uma série de novos projetos. No mesmo ano tornou-se consultor criativo das marcas C&A e lançou a linha Oliveira Lar, na loja Garimpo.

Na área acadêmica é o coordenador do Master em Moda do IED (Istituto Europeu di Design).

Assina as coleções da grife "Do Estilista".[4]

Em 2008 foi lançado o livro "Marcelo Sommer", nono título da coleção "Moda Brasileira", que reúne biografias de dez dos principais estilistas do Brasil. O livro foi escrita pela jornalista Camila Yahn e com prefácio do jornalista Jotabê Medeiros. O livro curiosidades e fotos de criações do estilista.[2]

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre vestuário ou moda é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.