Andrei Konchalovsky

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Andrei Konchalovsky
Andrei Konchalovsky
Nome completo Андрей Сергеевич Михалков-Кончаловский
Outros nomes Andrey Sergeyevich
Nascimento 20 de agosto de 1937 (86 anos)
Mikhalkov Moscou
Ocupação Diretor e Roteirista
Festival de Cannes
Grand Prix Spécial du Jury
1979
Festival de Veneza
Leão de Prata para a Melhor Realização
2014

Andrei Konchalovsky (russo: Андрей Сергеевич Михалков-Кончаловский) (nascido em 20 de agosto de 1937) é um cineasta da Rússia.[1]

Primeiros anos[editar | editar código-fonte]

Andrey Sergeyevich nasceu em Mikhalkov, Moscou, na Rússia em uma família aristocrática de Mikhalkovs. Ele mudou seu nome para Andrei e usou o sobrenome do seu avô materno (Konchalovsky) para usar como seu nome artístico. Ele é irmão de Nikita Mikhalkov e filho de Sergei Mikhalkov.

Ele estudou por dez anos no Conservatório de Moscovo, se preparando para a carreira de pianista. Em 1960, entretanto, ele conheceu Andrei Tarkovsky e co-roteirizado seu filme Andrei Rublev (1966).

Carreira[editar | editar código-fonte]

Andrey Konchalovsky lançou diversos filmes na Rússia e com isso ganhou prestígio internacional. Em 1979 ele foi indicado ao Urso de Prata, o que fez que ele se transferisse para os Estados Unidos em 1980. Em Hollywood lançou filmes de prestígio como O Círculo do Poder, Expresso Para o Inferno e Tango & Cash estrelado por Sylvester Stallone. Na década de 90 voltou a Rússia onde lançou o remake de grande sucesso O Leão no Inverno que recebeu diversos prêmios incluindo um Globo de Ouro. Seu último filme, O Quebra-Nozes em 3D teve seu lançamento nos Estados Unidos em 24 de novembro de 2010. Andrey revelou que esse é o filme dos seus 'Sonhos' e que ele sempre desejou fazer um filme de fantasia sobre o musical Quebra-Nozes, apesar de ser seu grande sonho o filme foi um fracasso total de critica e bilheteira no site Rotten tomatoes a nota foi de 0%, ainda recebeu uma indicação a Framboesa de Ouro de pior uso de 3D, a bilheteira do filme foi apenas de 12 milhões no mundo inteiro, com um orçamento de 90 milhões se tornando então um dos maiores fracassos de bilheteria de todos os tempos.

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Andrei Konchalovsky