Andrei Riabushkin

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Retrato de Andrei Ryabushkin por Vasily Mathe

Andrei Petrovich Riabushkin (Андрей Петрович Рябушкин em russo) (Borisoglebskoy, 1861 - 1904), foi um proeminente e inovador pintor do oitocento russo.

Nasceu na pequena cidade de Borisoglebskoy no início da década de 60, do século XIX.

A maioria dos pintores russos, entre 1870 e 1890, dedicavam-se quase somente ao retrato das classes baixas da sociedade e dos defeitos da burguesia, dos governadores ou dos comerciantes.

Na década de 90, Riabushkin, e outros seus contemporâneos, integraram, na Rússia um tipo de pintura que retratava peremptoriamente cidades e locais das mesmas, independentemente de pobres ou luxuriosos, dando lugar a uma arte renovada, nostálgica e erudita, baseada na beleza da cena retratada e não na crítica social.

Desta época data Mercado da cidade, pintada em 1888.

Muitas das obras de Riabushkin descrevem cenas de mercados e de praças das cidades, tendo o artista grande capacidade para lhes dar a necessária ênfase e nostalgia. Mercado da cidade é somente mais uma dessas inovadoras e cruciais obras.

Em 1903 Ryabushkin foi diagnosticado com tuberculose. Foi à Suíça para tratamento mas não ajudou. Morreu em seu estúdio em Didvino em 27 de abril de 1904. Está sepultado em Lyuban, e seu túmulo está protegido como um monumento cultural.[1]

Referências

  1. «Могила Рябушкина А.П., художника» (em russo). ФГУП ГИВЦ Минкультуры России. Consultado em 28 de maio de 2020. Arquivado do original em 4 de março de 2016 
O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Andrei Riabushkin