António Maria Pereira

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
António Maria Pereira
Nascimento 12 de fevereiro de 1924
Lisboa
Morte 28 de janeiro de 2009
Cidadania Portugal
Alma mater
Ocupação político
Prêmios
  • Comendador da Ordem Militar de Cristo

António Maria Pereira ComC (Lisboa, 12 de Fevereiro de 1924Lisboa, 28 de Janeiro de 2009) foi um advogado português.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Herdeiro da Parceria A. M. Pereira, editora de livros que havia sido fundada pelo bisavô em 1848, António Maria Pereira licenciou-se em Direito, na Universidade de Lisboa, em 1948, e foi admitido na Ordem dos Advogados Portugueses em 1950[1].

Na década de 1960 iniciou com o jovem advogado Luís Sáragga Leal a criação daquela que viria a ser uma das maiores sociedade de advogados portuguesa, a PLMJ - A. M. Pereira, Sáragga Leal, Oliveira Martins, Júdice & Associados[2].

Enquanto profissional viria a ter como área de especialização o Direito da Propriedade Intelectual, exercendo a esse nível funções como agente oficial de Propriedade Industrial, mandatário do Instituto Europeu de Patentes, além de delegado de Portugal na Organização Mundial de Propriedade Intelectual[1]. Seria, também, o primeiro advogado português com o título de especialista nessa área quando da criação das especialidades na Ordem dos Advogados[1].

Além disso, também foi presidente do Conselho Fiscal da Câmara do Comércio Internacional; vice-presidente da Câmara de Comércio e Indústria Luso-Francesa; presidente da Assembleia-Geral da Câmara de Comércio e Indústria Luso-Espanhola[1]. ; membro da Direcção da Câmara de Comércio e Indústria Luso-Alemã[3]; delegado de Portugal na UNESCO e presidente da Secção Portuguesa da Comissão Internacional de Juristas[3].

Preso pelo COPCON em 28 de Setembro de 1974, Antônio Maria Pereira viria a filiar-se no Partido Social Democrata, que o elegeu deputado à Assembleia da República, nas legislativas de 1980, 1987 e 1991; presidindo nessa última legislatura (1991-1995) à Comissão Parlamentar de Negócios Estrangeiros. Também foi membro do Comité Político da Assembleia Parlamentar da OTAN.

A 9 de Junho de 1995 foi feito Comendador da Ordem Militar de Cristo.[4] Em França foi feito Comendador da Ordem Nacional do Mérito a 28 de Janeiro de 1991,[5] agraciado com a Ordem Nacional da Legião de Honra e com a Ordem da Economia Nacional, Comendador de 1.º Grau da Ordem Real do Dannebrog da Dinamarca a 22 de Setembro de 1992,[5] e na Alemanha recebeu a Condecoração de Mérito de Primeira Classe.

Referências

  1. a b c d Ordem dos Advogados
  2. ECO
  3. a b António Maria Pereira (1924-2008)
  4. «Cidadãos Nacionais Agraciados com Ordens Portuguesas». Resultado da busca de "António Maria Pereira". Presidência da República Portuguesa. Consultado em 3 de abril de 2016 
  5. a b «Cidadãos Nacionais Agraciados com Ordens Estrangeiras». Resultado da busca de "António Maria Pereira". Presidência da República Portuguesa. Consultado em 3 de abril de 2016 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.