Antônio Carlos Rossi Keller

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Antônio Carlos Rossi Keller
Bispo da Igreja Católica
Bispo da Diocese de Frederico Westphalen
Hierarquia
Papa Francisco
Atividade Eclesiástica
Diocese Diocese de Frederico Westphalen
Nomeação 11 de junho de 2008
Entrada solene 31 de agosto de 2008
Predecessor Dom Zeno Hastenteufel
Mandato 2008 -
Ordenação e nomeação
Ordenação presbiteral 24 de julho de 1977
Santuário Nossa Senhora da Penha, São Paulo
por Dom Frei Paulo Evaristo Cardeal Arns, O.F.M.
Nomeação episcopal 11 de junho de 2008
Ordenação episcopal 2 de agosto de 2008
Catedral da Sé
por Dom Odilo Pedro Cardeal Scherer
Lema episcopal ILLUM OPORTET CRESCERE
É necessário que Ele cresça
Brasão episcopal
Coat of arms of Antônio Carlos Rossi Keller.svg
Dados pessoais
Nascimento São Paulo,  São Paulo
23 de fevereiro de 1953 (63 anos)
Nacionalidade  brasileiro
dados em catholic-hierarchy.org
Bispos
Categoria:Hierarquia católica
Projeto Catolicismo

Dom Antônio Carlos Rossi Keller (São Paulo, 23 de fevereiro de 1953) é um bispo católico, Bispo de Frederico Westphalen.

Vida[editar | editar código-fonte]

Dom Antônio Carlos Rossi Keller nasceu em 23 de fevereiro de 1953 em São Paulo, filho de Mário Keller e Yole Rossi Keller. Fez seus estudos primários no Colégio Agostiniano São José, em São Paulo, entre os anos de 1960 a 1964 e o colegial Seminário Menor Santo Cura d'Ars e no Seminário Nossa Senhora da Penha, dos anos de 1969 a 1971.

Cursou filosofia no Seminário Santo Cura d'Ars, na Arquidiocese de São Paulo, o curso seminarístico nas Faculdades Associadas do Ipiranga, nos anos de 1972 a 1973; e teologia no Bacharelato em Teologia pela Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção, de 1974 a 1977.

Fez o mestrado em Teologia Espiritual na Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma nos anos de 1983 a 1986 e um curso para a Formação de Formadores nos Seminários, pela Congregação para a Educação Católica na Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma em 2004 a 2005.

Foi ordenado diácono no Santuário Nossa Senhora da Penha, São Paulo a 22 de novembro de 1975 e no mesmo Santuário, a 24 de julho de 1977 foi ordenado sacerdote.

Em seu ministério sacerdotal foi exercido como Vigário Paroquial da Paróquia-Santuário Nossa Senhora da Penha; Pároco da Paróquia Santo Onofre; foi pároco da Paróquia Santo Antônio do Bairro do Limão; foi diretor Espiritual do Seminário Maior Arquidiocesano de Filosofia Santo Cura d’Ars; Delegado Arquidiocesano para o Diaconato Permanente; membro do corpo de formadores dos Diáconos Permanentes da Arquidiocese de São Paulo; Assistente Eclesiástico da Federação das Congregações Marianas de São Paulo; Professor de Liturgia e Pastoral dos Seminários Propedêuticos Nossa Senhora da Assunção e Santo Antonio de Santana Galvão.

Foi Professor de Filosofia da Religião no Instituto Filosófico e Professor de Patrística no Instituto Teológico, ambos dos Arautos do Evangelho. Foi o fundador e chefe do site presbiteros.com.br.

Episcopado[editar | editar código-fonte]

Sua nomeação ocorreu em 11 de Junho de 2008 por Sua Santidade o Papa Bento XVI para bispo da Diocese de Frederico Westphalen[1].

Foi ordenado bispo aos 2 de agosto de 2008 na Catedral da Sé, tendo como Sagrante principal o Cardeal Odilo Scherer, Arcebispo de São Paulo, e consagrantes, Dom Dadeus Grings, Arcebispo de Porto Alegre, e Dom Joaquim Justino Carreira, Bispo Auxiliar de São Paulo. Escolheu como lema de vida episcopal: ILLUM OPORTET CRESCERE (É necessário que Ele cresça).

No dia 31 de agosto seguinte, tomou posse solenemente na Igreja Catedral Santo Antônio de Frederico Westphalen.

Aos 2 de abril de 2011 convocou o Primeiro Sínodo Diocesano de Frederico Westphalen em vista da comemoração os 50 anos da diocese, que ocorreu no ano seguinte. Mantém um blog chamado Encontro com o Bispo, o qual foi considerado em 2012, um dos 100 mais influentes do Brasil.


Precedido por
Dom Zeno Hastenteufel
Bispo de Frederico Westphalen
2008 - Atualidade
Sucedido por
'

Referências

  1. DEL VESCOVO DI FREDERICO WESTPHALEN (BRASILE), Rinunce e Nomine, 11.06.2008
Ícone de esboço Este artigo sobre Episcopado (bispos, arcebispos, cardeais) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.