Antestor

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Antestor
Antestor Endtime festival.jpg
Informação geral
Origem Jessheim
País  Noruega
Gênero(s) Death/Doom Metal

Unblack Metal

Período em atividade 1989 - 2007

2010 - Presente

Gravadora(s) Bombworks Records
Integrantes Ronny Hansen
Stig Rolfsen
Lars Stokstad
Erik Aanonsen
Jo Børven
Página oficial Antestor.com

Antestor é uma banda cristã de metal da Noruega. É uma das mais antigas bandas cristãs desse país. Antestor é reconhecido como um grupo cristão pioneiro no metal extremo Europeu.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Em 1989 Antestor era formado por Kjetil Molnes, Erling Jørgensen e Lars Stokstad, sob o nome Crush Evil. Mais tarde, em 1990, Øyvind Haugland e Tom Paulsen juntaram-se a banda. Nessa altura o som da banda era uma mistura entre Death Metal e Doom Metal.

A existência de uma banda cristã de Death/Doom Metal causou muita polêmica. A banda foi alvo de várias ameaças de morte por parte de bandas que defendiam a filosofia Satanista. Nos anos 90, Faust do Emperor, perguntou a Euronymous do Mayhem, se ele não pensava que a existência de uma banda cristã de Death/Doom Metal era um insulto. Eurony respondeu que tinha um plano para matar os membros do Antestor, contudo a banda sobreviveu a estas ameaças. Ironicamente, Jan "Hellhammer" Blomberg, membro da banda Mayhem, juntou-se mais tarde ao Antestor como baterista.

Em 1993, Øyvind Haugland e Tom "Paul W" Paulsen deixam a banda para dar lugar a Vegard "Gard" Undal e Svein "Armoth" Sander. Durante este período mudaram o nome da banda para Antestor (palavra em latim para testemunhar ou chamado para testemunhar). A demo ''Despair'' foi lançada sob este nome.

No ano seguinte, gravaram o primeiro álbum, chamado ''Martyrium''. Devido a alguns problemas com a editora Morphine Records, só foram distribuídas 50 cópias, que se espalharam rapidamente.

Em 1996 lançaram o split Northern Lights e em 1997 a banda gravou um CD promocional e a demo Kongsblod, que chamaram a atenção da editora inglesa Cacophonous Records. Foi logo assinado um contrato, e assim que a editora tomou conhecimento das crenças religiosas da banda, foi-lhes sugerido que retirassem algumas partes mais provocadoras das letras. Em 1998 o CD promocional foi relançado sob o nome ''The Return Of The Black Death''. Depois do lançamento deste álbum, a banda voltou a ter problemas com a editora. Esta não lhes pagou nem entrou em contato com eles. Segundo alguns rumores, a editora deixou os de lado quando soube das suas crenças cristãs.

Em 2000, apesar do contrato com a Cacophonous Records ainda ser válido, Antestor assinou com a Endtime Productions. Kjetil "Martyr" Molnes deixou a banda pouco depois. O fato da banda cristã Vaakevandring ter se separado, levou a que alguns dos seus membros se juntassem a Antestor: como Ronny "Vrede" Hansen e Morten "Sygmoon" Magerøy. Ainda nesse ano, acompanharam a banda Extol em uma turnê pelos Estados Unidos.

Em 2003 as demos "Despair'' e ''Kongsblod'' foram re-lançadas, sob o nome de ''The Defeat Of Satan''. Svein "Armoth" Sander abandonou a banda, deixando seu lugar vago por algum tempo.

Em 2004, o renomado baterista norueguês Jan "Hellhammer" Blomberg juntou-se à banda e gravou com o Antestor um EP chamado "Det Tapte Liv". O estilo musical do Antestor migrou para o Black Metal, apesar de que este EP tenha se aproximado mais do Symphonic Black Metal.

Em 2005 apresentam o seu segundo álbum, ''The Forsaken''. Jan "Hellhammer" Blomberg também foi o baterista da banda na gravação desse álbum, que foi muito bem recebido pela crítica.

Em 2007 a banda anunciou o fim de suas atividades.

A banda retornou em 2010, assinou um contrato com a Bombworks Records e gravou seu terceiro albúm Omen, que foi lançado em 2012.

Em 2013, durante um show em Belo Horizonte, Brasil, a banda e seus fãs foram confrontados por radicais Anticristianismo e pró-Black Metal que se revoltaram com a passagem da banda pela cidade. Como os radicais já estavam fazendo ameaças pela internet, a Polícia Militar foi chamada com antecedência para ajudar na segurança do evento. Em dado momento, os policiais tiveram que dar tiros para o alto para controlar a multidão. Um vídeo postado no YouTube mostra um grupo de radicais gritando insultos a banda do lado de fora da casa de shows e a Polícia Militar escoltando os membros do grupo.

Após o show, o grupo postou um comunicado em sua página oficial do Facebook sobre o acontecimento, agradecendo aos fãs que compareceram ao show apesar dos riscos e abençoando os manifestantes: Nós ficamos orgulhosos por chamá-los de nossos irmãos e irmãs em Cristo. Por último mas não menos importante, nós devemos agradecer a segurança do show e a polícia de Belo Horizonte por nos escoltar pela multidão irritada. Nós não odiamos a multidão irritada que veio para nos machucar. De fato, nossa mensagem em nossos shows é amar seu inimigo. então Deus abençoe todos que ficaram do lado de fora entoando insultos. Nós esperamos poder conversar como pessoas racionais um dia. Saudações extras especiais aos nossos fãs que tiveram a coragem de vir apesar de saberem que seria perigoso. O Antestor os saúda e sejam abençoados.

Membros[editar | editar código-fonte]

Atuais[editar | editar código-fonte]

Ex-Membros[editar | editar código-fonte]

Discografia[editar | editar código-fonte]

Álbuns de Estúdio
Álbuns de Compilação
Demos
EPs
Splits

Referências[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Flag of Norway.svgGuitarra masc.png Este artigo sobre uma banda ou grupo musical da Noruega, é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.