Saltar para o conteúdo

António Maria Pereira

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
António Maria Pereira
Nascimento 12 de fevereiro de 1924
Lisboa
Morte 28 de janeiro de 2009
Cidadania Portugal
Alma mater
Ocupação político
Distinções
  • Comendador da Ordem Militar de Cristo

António Maria Pereira ComC (Lisboa, 12 de Fevereiro de 1924Lisboa, 28 de Janeiro de 2009) foi um advogado português.

Herdeiro da Parceria A. M. Pereira, editora de livros que havia sido fundada pelo bisavô em 1848, António Maria Pereira licenciou-se em Direito, na Universidade de Lisboa, em 1948, e foi admitido na Ordem dos Advogados Portugueses em 1950[1].

Na década de 1960 iniciou com o jovem advogado Luís Sáragga Leal a criação daquela que viria a ser uma das maiores sociedade de advogados portuguesa, a PLMJ - A. M. Pereira, Sáragga Leal, Oliveira Martins, Júdice & Associados[2].

Enquanto profissional viria a ter como área de especialização o Direito da Propriedade Intelectual, exercendo a esse nível funções como agente oficial de Propriedade Industrial, mandatário do Instituto Europeu de Patentes, além de delegado de Portugal na Organização Mundial de Propriedade Intelectual[1]. Seria, também, o primeiro advogado português com o título de especialista nessa área quando da criação das especialidades na Ordem dos Advogados[1].

Além disso, também foi presidente do Conselho Fiscal da Câmara do Comércio Internacional; vice-presidente da Câmara de Comércio e Indústria Luso-Francesa; presidente da Assembleia-Geral da Câmara de Comércio e Indústria Luso-Espanhola[1]. ; membro da Direcção da Câmara de Comércio e Indústria Luso-Alemã[3]; delegado de Portugal na UNESCO e presidente da Secção Portuguesa da Comissão Internacional de Juristas[3].

Preso pelo COPCON em 28 de Setembro de 1974,[4] António Maria Pereira viria a filiar-se no Partido Social Democrata, que o elegeu deputado à Assembleia da República, nas legislativas de 1980, 1987 e 1991; presidindo nessa última legislatura (1991-1995) à Comissão Parlamentar de Negócios Estrangeiros. Também foi membro do Comité Político da Assembleia Parlamentar da OTAN.

A 9 de Junho de 1995 foi feito Comendador da Ordem Militar de Cristo.[5] Em França foi feito Comendador da Ordem Nacional do Mérito a 28 de Janeiro de 1991,[6] agraciado com a Ordem Nacional da Legião de Honra e com a Ordem da Economia Nacional, Comendador de 1.º Grau da Ordem Real do Dannebrog da Dinamarca a 22 de Setembro de 1992,[6] e na Alemanha recebeu a Condecoração de Mérito de Primeira Classe.

Referências

  1. a b c d Ordem dos Advogados
  2. ECO
  3. a b António Maria Pereira (1924-2008)
  4. «Relatório das Sevícias — Instituto +Liberdade». Mais Liberdade. Consultado em 19 de julho de 2024 
  5. «Cidadãos Nacionais Agraciados com Ordens Portuguesas». Resultado da busca de "António Maria Pereira". Presidência da República Portuguesa. Consultado em 3 de abril de 2016 
  6. a b «Cidadãos Nacionais Agraciados com Ordens Estrangeiras». Resultado da busca de "António Maria Pereira". Presidência da República Portuguesa. Consultado em 3 de abril de 2016 

Ligações externas

[editar | editar código-fonte]
Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.