Aparecida de São Manuel

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Aparecida de São Manuel
  Distrito do Brasil  
Santuário Aparecida de S Manuel 170710 REFON AA.JPG
Estado  São Paulo
Município São Manuel
Criado em 1882
População (2010)
 - Total 3 200

Aparecida de São Manuel é um distrito do município de São Manuel[1] localizado no km 275 da rodovia Marechal Rondon, próximo a divisa com o município de Areiópolis. Possui cerca de 7 mil moradores e conta com seis bairros.

O local é conhecido nacionalmente por possuir o segundo Santuário a ser dedicado a Nossa Senhora de Aparecida. O surgimento do distrito ocorreu por volta de 1840, mas o ano de sua fundação é 1858.

Todos os anos Aparecida de São Manuel recebe milhares de pessoas[1], especialmente no dia 15 de agosto, quando se celebra a festa da padroeira do santuário, conhecida como Festa de Aparecida de São Manuel.[1]

O principal ponto turístico do distrito é o Santuário, construído em 1908, e inaugurado em 1911, o templo tem estilo néo-gótico, e foi elevado a categoria de santuário em 15 de agosto de 1913, pelo primeiro bispo de Botucatu, Dom Lúcio Antunes de Souza.

Composto pelos bairros: Jardim Ana Vitória, Jardim Santa Mônica, Parque Santo Antônio, Vila Ayres e centro, conta ainda com a presença do Distrito Industrial I da cidade de São Manuel.

Atualmente, Aparecida conta com duas creches, duas escolas municipais, uma escola estadual, e uma faculdade municipal (IMES - SM). A geração de renda se dá pelo emprego oferecidos no Distrito Industrial, comércio de São Manuel e principalmente pelos empregos oferecidos pela vizinha cidade de Botucatu.

A população de Aparecida de São Manuel é composta majoritariamente por católicos, que se encontram organizados na paróquia Santuário Nossa Senhora Aparecida. O templos religiosos são: o Santuário, localizado no centro do distrito, e as capelas Santa Mônica, no Jardim Santa Mônica, Nossa Senhora das Graças, na Vila Ayres, e Santa Cruz, no bairro rural Boa Esperança.

A dupla sertaneja que mais vendeu discos no Brasil, Tonico e Tinoco, fizeram sua primeira apresentação profissional, no distrito de Aparecida de São Manuel. O primeiro show, ocorreu nos festejos da padroeira do Santuário, em 15 de agosto de 1935, quando milhares de fiéis vindos das mais diversas regiões puderam ouvir a dupla coração do Brasil.

Comunicações[editar | editar código-fonte]

O distrito era atendido pela Telecomunicações de São Paulo (TELESP)[2]. Em 1998 esta empresa foi privatizada e vendida para a Telefônica[3], sendo que em 2012 a empresa adotou a marca Vivo[4] para suas operações de telefonia fixa.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Galeria[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. a b c sítio g1.globo.com (14 de Agosto de 2012). «Romaria reúne 500 motociclistas no distrito de Aparecida de São Manue». Consultado em 15 de Novembro de 2012 
  2. «Área de atuação da Telesp em São Paulo». Página Oficial da Telesp (arquivada) 
  3. «Nossa História». Telefônica / VIVO 
  4. GASPARIN, Gabriela (12 de abril de 2012). «Telefônica conclui troca da marca por Vivo». G1 
Ícone de esboço Este artigo sobre um distrito ou povoado é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.