Artabano da Pérsia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Artabanus da Pérsia)

Artabano ou Artabanes da Hircânia (em grego: Ἀρταβάνης; romaniz.:Artavánis; em latim: Artabanus; do armênio antigo Artawan), mais conhecido como Artabano da Pérsia, foi um político, militar e nobre persa que serviu os xás aquemênidas Dario I e Xerxes I. Foi ministro de guerra do xá Xerxes I durante as Guerras Médicas e a batalha de Maratona.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Guerras médicas
Xerxes I, xá da Pérsia e faraó do Egito, teria sido, segundo historiadores, assassinado por Artabano.

Artabano nasceu na Hircânia que pertencia ao império Aquemênida. Ele foi um dos nobres que serviu o xá Dario como militar e político até sua morte. De acordo com Aristóteles, Artabano foi responsável pela morte do príncipe herdeiro Dario que era filho de Dario I. Xerxes, que não era o filho mais velho de Dario, assumiu o trono de seu pai e conquistou o título de faraó do Egito. Eles lutaram juntos contra os gregos nas Guerras Médicas, lutaram contra Leônidas de Esparta em Termópilas. Xerxes obteve a vitória, porém foi derrotado pelos gregos mais tarde. Acredita-se que Artabano teria assassinado Xerxes em 466 ou 465 a.C. Após o assassinato de Xerxes, Artabano foi durante um pequeno período regente do jovem xá Artaxerxes I, que só assumiu o trono persa em 464 a.C.[1]

Referências

  1. Huart, Clement (2013). Ancient Persia and Iranian Civilization. Abingdon, RU: Routledge. p. 64. ISBN 0-415-15590-8 

Leitura adicional[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre história ou um(a) historiador(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.