Saltar para o conteúdo

Associação Brasileira de História Oral

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.
Associação Brasileira de História Oral
(ABHO)
Tipo Sociedade Científica academic publishing
Fundação 29 de abril de 1994 (30 anos)
Sítio oficial www.historiaoral.org.br

A Associação Brasileira de História Oral (ABHO) é uma organização acadêmica brasileira que reúne pesquisadores, professores e estudantes, coletivos, instituições, programas, núcleos e grupos de pesquisa dedicados a pesquisa, ação e/ou formação de pessoal no campo da História Oral. Fundada em 29 de abril de 1994, durante a realização do II Encontro Nacional de História Oral, a ABHO reune pesquisadores de diferentes áreas, como história, ciências sociais, antropologia, educação, em todo o Brasil, bem como diferentes grupos e coletivos sociais dedicados a construir iniciativas de História Oral. Resultado de um amplo movimento que marcou o final do século XX entorno da produção, gravação e preservação de entrevistas nas Ciências Humanas, a Associação foi anterior a criação de órgãos internacionais na área, a exemplo da International Oral History Association (IOHA), fundada apenas 1996. Sua estrutura conta com uma direção nacional e seções regionais eleitas a cada dois anos, sendo promotora de encontros nacionais e regionais bienais, bem como a responsável pela publicação da Revista Brasileira de História Oral, publicação de referência nos estudos da oralidade.

A Associação Brasileira de História Oral foi fundada em abril de 1994, durante o II Encontro Nacional de História Oral, no Rio de Janeiro.[1] Foi durante essa ocasião - na qual diferentes pesquisadores/as dividiram espaços de debate e interlocução em mesas, conferências e comunicações orais - em que foi deliberada a criação da ABHO, bem como aprovado seu estatuto e regimento, além de eleita a primeira diretoria.[2]

A Associação foi criada, em especial, a partir da reunião de uma série de instituições que possuíam diferentes projetos de História Oral, como o Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil da Fundação Getúlio Vargas e o Laboratório de História Oral e Imagem da Universidade Federal Fluminense.[1] Com a criação da associação em nível brasileiro, seguiu-se a realização de encontros regionais e locais, com particular ênfase na região sudeste e sul, consolidando os eventos da associação como seu pilar estruturante.

Encontros Nacionais de História Oral

[editar | editar código-fonte]

Anualmente a ABHO organiza os Encontros Nacionais de História Oral que reunem pesquisados brasileiros e estrangeiros durante aproximadamente uma semana de modo a criar espaços de discussão, debate e mapear o status da História Oral no país. Os encontros tem sua sede alterada a cada edição, geralmente sendo escolhida a instituição do atual presidente da Associação. Desde sua fundação foram realizados dezesseis Encontros Nacionais.

Lista de Encontros Nacionais

[editar | editar código-fonte]

1992 - I Encontro Nacional de História Oral

1994 - II Encontro Nacional de História Oral

1996 - III Encontro Nacional de História Oral

1998 - IV Encontro Nacional de História Oral

2000 - V Encontro Nacional de História Oral

2002 - VI Encontro Nacional de História Oral

2004 - VII Encontro Nacional de História Oral

2006 - VIII Encontro Nacional de História Oral

2008 - IX Encontro Nacional de História Oral - "Testemunhos e Conhecimento", 22 a 25 de abril, UNISINOS, São Leopoldo, RS.

2010 - X Encontro Nacional de História Oral - "Testemunhos: História e Política", 26 a 30 de abril, UFPE, Recife, PE.

2012 - XI Encontro Nacional de História Oral - "Memória, Democracia e Justiça", 10 a 13 de julho, UFRJ, Rio de Janeiro, RJ.

2014 - XII Encontro Nacional de História Oral - "Política, Ética e Conhecimento", 06 a 09 de maio, UPFI, Teresina, PI.

2016 - XIII Encontro Nacional de História Oral - "História Oral, Práticas Educacionais e Interdisciplinaridade", 01 a 04 de maio, UFRGS, Porto Alegre, RS.

2018 - XIV Encontro Nacional de História Oral - "História Oral e o Registro Audiovisual", 02 a 04 de maio, UNICAMP, Campinas, SP.

2020 - XV Encontro Nacional de História Oral - "Narrativas Orais, Ética e Democracia", 11 a 13 de novembro, UFPA, Belém, PA.

2022 - XVI Encontro Nacional de História Oral - "Pandemia e Futuros Possíveis", 25 a 28 de julho, UFRJ, Rio de Janeiro, RJ.

2024 - XVII Encontro Nacional de História Oral - "Trajetórias, Movimentos e Perspectivas", 03 a 06 de setembro, Univille, SC.

Lista de Presidentes da ABHO e seus mandatos

[editar | editar código-fonte]
Presidente Vice-Presidente Mandato
Prof. Dr. Fernando Cesar Sossai

(Universidade da Região de Joinville)

Prof. Dra. Juniele Rabêlo de Almeida

(Universidade Federal Fluminense)

2022-2024
Profa. Dra. Andrea Casa Nova Maia

(Universidade Federal do Rio de Janeiro)

Prof. Dr. Ricardo Santhiago

(Universidade Federal de São Paulo)

2020-2022
Prof. Dr. Pere Petit Peñarocha

(Universidade Federal do Pará)

Profa. Dra. Regina Beatriz Guimarães

(Universidade Federal de Pernambuco)

2018-2020
Profa. Dra. Ana Carolina de Moura Delfim Maciel

(Universidade Estadual de Campinas)

Profa. Dra. Luciana Quillet Heymann

(Fundação Getúlio Vargas)

2016-2018
Profa. Dra. Carla Simone Rodeghero

(Universidade Federal do Rio Grande do Sul)

Profa. Dra. Méri Frotscher

(Universidade Estadual do Oestes do Paraná)

2014-2016
Prof. Dr. Francisco Alcides Nascimento

(Universidade Federal do Piauí)

Profa. Dra. Carla Simone Rodeghero

(Universidade Federal do Rio Grande do Sul)

2012-2014
Profa. Dra. Maria Paula Nascimento Araújo

(Universidade Federal do Rio de Janeiro)

Prof. Dr. Benito Bisso Schmidt

(Universidade Federal do Rio Grande do Sul)

2010-2012

A ABHO é composta por uma diretoria eleita para mandato de dois anos, por seções regionais com diretorias autônomas, por um conselho fiscal e um conselho consultivo, pela equipe editorial da Revista Brasileira de História Oral, pelo grupo de discussão e proposição em Ética e História Oral e pelo fórum de coletivos de História Oral.

Seções regionais

[editar | editar código-fonte]

Regional Centro-Oeste: Reúne filiados residentes e/ou com vínculos nos estados de Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, mais o Distrito Federal. Foi criada em XX, sendo dirigida atualmente por Jiani Fernando Langaro da Universidade Federal de Goiás.

Regional Nordeste: Reúne filiados residentes e/ou com vínculos nos estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe. Foi criada em XX, sendo dirigida atualmente por Marcia Milena Galdez da Universidade Estadual do Maranhão.

Regional Norte: Reúne filiados residentes e/ou com vínculos nos estados de Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins. Foi criada em XX, sendo dirigida atualmente por Julio Cláudio da Silva da Universidade Federal do Amazonas.

Regional Sudeste: Reúne filiados residentes e/ou com vínculos nos estados de Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo. Foi criada em XX, sendo dirigida atualmente por Ricardo Santhiago da Universidade Federal de São Paulod.

Regional Sul: Reúne filiados residentes e/ou com vínculos nos estados de Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Foi criada em XX, sendo dirigida atualmente por Claudia Musa Fay da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Revista Brasileira de História Oral

[editar | editar código-fonte]