Associação Farroupilhense de Futsal

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Nota: Se procura outros significados de AFF, veja AFF (desambiguação).


AFF - Associação Farroupilhense de Futsal
Nome Associação Farroupilhense de Futsal
Fundação 14 de março de 2003
Estádio Saturnão
Farroupilha, Brasil
Capacidade 5.500 espectadores
Presidente Flávio Daniel Cortiana
Treinador(a) Tuca
Competição Campeonato Gaúcho
Liga Brasileira
Copa Libertadores
Website Página web oficial
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
titular
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
alternativo
Treinamento da AFF no Ginásio de Esportes Saturno

A Associação Esportiva, Recreativa e Cultural Farroupilha (AFF) é uma associação esportiva que tem entre seu principal esporte praticado o futsal. Está situada na cidade de Farroupilha, estado do Rio Grande do Sul. Manda seus jogos no Saturnão, ginásio da Associação de Desportos Saturno. Possui uma rivalidade com o time do município vizinho, a Associação Carlos Barbosa de Futsal.

Foi fundada em 14 de março de 2003[1] e rapidamente, trilhou seu caminho e, hoje, figura entre os principais clubes de futsal do Rio Grande do Sul e do Brasil.

Este feito foi conquistado através de um vice-campeonato da Série Bronze, em 2004, quando passou a ter direito adquirido para que em 2005 participasse da Série Prata onde sagrou-se Campeã, participando desde então da Série Ouro. Desde o ano de 2008 disputa a Liga Brasileira de Futsal em uma parceria com a Cortiana e com a Universidade de Caxias do Sul. No ano de 2010 voltou a utilizar o nome Cortiana/AFF, pelo fim da parceria com a UCS.

2006: Série Ouro[editar | editar código-fonte]

No ano de 2006 a AFF fez uma parceria de gestão com a Cortiana. Para a Série Ouro, que iniciou em Abril de 2006, a AFF enfrentou fortes adversários. Na metade do ano, devido a desentendimentos de gestão, teve a parceria AFF/Cortiana rompida sendo que a Cortiana montou parceria com a UCS, formando a Cortiana/UCS.

2007: Série Prata/Ouro[editar | editar código-fonte]

O início da temporada 2007 se deu com o retorno da parceria com a Cortiana, sendo que o nome utilizado foi AFF/Brasil, em parceria com a Sociedade Esportiva Recreativa e Cultural Brasil. A final da Série Prata/Ouro aconteceu no dia 1º de Setembro, entre AFF/Brasil e UCPEL, sendo que o time de Pelotas venceu o jogo por dois a zero, deixando a AFF com o vice.

2008: Série Ouro e Liga Brasileira de Futsal[editar | editar código-fonte]

Valdin comemorando gol pela AFF em 2008

No de 2008 a AFF juntou seu elenco com o da equipe vice-campeã gaúcha em 2007 Cortiana/UCS, formando a Cortiana/UCS/AFF que além da Série Ouro participou da Liga Nacional. .[2] A parceria reuniu a AFF, a Cortiana Plásticos e a UCS. Para o ano de 2008 a AFF contou com o ala Valdin e o goleiro Bagé ambos jogadores de seleção brasileira.[3] O técnico da AFF no ano de 2008 foi Vander Iacovino,[4] ex-técnico da seleção brasileira de futsal. Tanto na Liga Brasileira de Futsal, quanto na Série Ouro a AFF conquistou em 2008, o terceiro lugar.

2009: Série Ouro, Liga Brasileira de Futsal e Copa Libertadores[editar | editar código-fonte]

Apesar dos dois terceiros lugares nas competições conquistados em 2008, uma reformulação atingiu a equipe em 2009. Na Liga Brasileira, a AFF foi eliminada na 2ª fase. Nesse ano, o clube disputou ineditamente a Copa Libertadores de Futsal, terminando como vice-campeão, após perder a final para o Malwee/Jaraguá. Na Série Ouro, o clube foi eliminado nas semifinais, ao perder para a Assoeva.

2010: Série Ouro, Liga Brasileira de Futsal e Copa Libertadores[editar | editar código-fonte]

Uma nova reformulação ocorreu na equipe em 2010. A começar pelo nome utilizado, que voltou a ser Cortiana/AFF, após fim da parceria com a UCS. No elenco, a aposta em nomes jovens em substituição a alguns medalhões. O ano começou com vitória na Copa Gramado de Futsal,[5][6] aonde além do título a equipe ficou com o artilheiro, melhor jogador, e goleiro menos vazado. A competição reunia além da Cortiana/AFF o Krona/Joinville/Dalponte, campeão catarinense, a ACBF, campeã gaúcha e o Copagril Futsal, campeão paranaense. Uma nova vitória aconteceu logo depois, na Copa Cidade Histórica de Antônio Prado.[7] A competição reunia além da Cortiana/AFF o Bento Gonçalves Futsal, o Porto Alegre e o mandante Antônio Prado.

Títulos[editar | editar código-fonte]

Estaduais[editar | editar código-fonte]

  • Copa Gramado: 2010
  • Copa Antônio Prado: 2010

Elenco atual[editar | editar código-fonte]

Goleiros
18 Brasil Danilo
20 Brasil Lucas
1 Brasil Di Fanti
Alas
13 Brasil Paulinho
15 Brasil Vini
14 Brasil Zequinha
10 Brasil Vagner
16 Brasil Waguinho
5 Brasil
7 Brasil Cris
Fixos
16 Brasil Waguinho
8 Brasil Ricardinho
6 Brasil Goda
3 Brasil Thomas Negri
Pivôs
11 Brasil Ferrão
4 Brasil Daniel Cearense
9 Brasil Índio
Técnico
Brasil Tuca

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Associação Farroupilhense de Futsal