Astronaut (canção)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
"Astronaut"
Astronaut (canção)
Single de Sido com a participação de Andreas Bourani
do álbum VI
Lançamento 7 de agosto de 2015 (2015-08-07)
Formato(s)
Gravação Karma Sound Studios (Tailândia)
Gênero(s)
Duração 03:58
Gravadora(s) Universal
Composição
Letrista(s)
Produção
  • Paul Neumann
  • Marek Pompetzki
  • Cecil Remmler
Cronologia de singles de Sido
"Ackan"
(2015)
"Gürtel am Arm"
(2015)
Cronologia de singles de Andreas Bourani
"Ultraleicht"
(2015)

"Astronaut" é uma canção do rapper alemão Sido, com a participação do cantor Andreas Bourani, para o seu sexto álbum de estúdio, VI (2015).

Escrita e produção[editar | editar código-fonte]

A letra de "Astronaut" foi escrita por Andreas Bourani, Simon Müller-Lerch e por Paul Würdig, enquanto a composição da mesma ficou a cargo de Paul Neumann, Marek Pompetzki e Cecil Remmler[1], que também foram responsáveis pela produção da mesma no Karma Sound Studios, na Tailândia[2][3].

Musicalmente, a canção mestra entre versos de rap, feitos por Sido, e o refrão pop interpretado por Bourani. Os dois primeiros versos da canção são feitos por Sido, enquanto o regrão e o terceiro versão por Bourani. A temática da canção é sobre o conflito entre a felicidade e a beleza da vida contra o sofrimento de muitos pessoas[4]. O astronauta alemão Alexander Gerst publicou uma mensagem em sua conta no microblogging Twitter dizendo que "bastou ouvir a canção uma vez... Fala da minha alma!". Sido, por sua vez, respondeu a Gerst dizendo que "também pensava em você enquanto escrevia!!!"[5].

Lançamento[editar | editar código-fonte]

"Astrounaut" foi lançado disponibilizado para download em 7 de agosto de 2015. O lançamento físico do single foi feito na semana seguinte, em 14 de agosto na Alemanha, Áustria e Suíça. Além da versão individual, uma versão com duas faixas, incluindo a versão instrumental da música, foi lançada para download[3]. Com o intuito de promover a canção, posteriormente foi lançado uma versão ao vivo da mesma gravada durante apresentação de Sido no programa de televisão "Schlag den Raab". Em setembro, o canal Pro7 utilizou trecho da canção para a vinhetas de comercial, anunciando a canção como "destaques no outono", em quase todos os seus programas.

Recepção da crítica[editar | editar código-fonte]

O bigFM disse que a canção possui um som mais calmo, em relação aos seus antecessores ("Einer dieser Steine" e "Au Revoir", ambos lançados por Sido com Mark Forster), porém a canção é mais "madura", com menos provocações e com rimas mais coerentes, mostrando que Sido tem muita coisa boa a dizer[5].

Desempenho[editar | editar código-fonte]

Após o lançamento, "Astronaut" estreou no topo da parada alemã, e permanece na mesma por nove semanas consecutivas[6][7].

Paradas e certificações[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «Online Database - Musical Works» (em inglês). GEMA. Consultado em 17 de outubro de 2015. Para encontrar a informação preencha o formulário disponível na página e clique em "Search" 
  2. «Sido ‎– VI (Deluxe Box)» (em inglês). Discogs. Consultado em 17 de outubro de 2015 
  3. a b «Capa do single» (imagem). Consultado em 17 de outubro de 2015 
  4. «Das Leben mit all seinen Höhen und Tiefen: Seht Sidos eindrucksvolles "Astronaut" Video» (em alemão). Universal Music Deutscheland. 4 de setembro de 2015. Consultado em 17 de outubro de 2015 
  5. a b «Sido feat. Andreas Bourani: Astronaut» (em alemão). bigFM. 9 de julho de 2015. Consultado em 17 de outubro de 2015 
  6. «Sido mit "Astronaut" feat. Andreas Bourani auf Platz eins der deutschen Single-Charts» (em alemão). Universal Music Deutschland. 17 de agosto de 2015. Consultado em 17 de outubro de 2015 
  7. a b c «Sido feat. Andreas Bourani - Astronaut» (em alemão). Hitparade.ch. Consultado em 17 de outubro de 2015 
  8. «Sido feat. Andreas Bourani - Astronaut Chart» (em inglês). OffizielleCharts.de. Consultado em 17 de outubro de 2015 
  9. «Gold-/Platin-Datenbank» (em alemão). Bundesverband Musikindustrie. Consultado em 17 de outubro de 2015 
  10. «Awards» (em inglês). Swisscharts.com. Consultado em 17 de outubro de 2015