Badenfurt

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Badenfurt é um grande bairro localizado na zona oeste de Blumenau - Santa Catarina. Na nova divisão de bairros do município, o Badenfurt recebeu a parte norte do bairro Passo Manso, que ficava a leste do bairro Badenfurt.

Demografia[editar | editar código-fonte]

  • Área (km²) = 11,54[1]
  • População (2010) = 7.795[1] habitantes
  • Domicílios (2010) = 2.482[1]

Transporte[editar | editar código-fonte]

As principais ruas do bairro são: BR-470, Alice Ferreira dos Santos, Heinrich Hemmer, Werner Duwe, Bernardo Scheidemantel e Johann Sache. A BR-470 corta o bairro de leste a oeste, a rua Heinrich Hemmer inicia e termina na BR-470, circundando a margem do rio Itajaí-Açu. A rua Werner Duwe faz ligação para o bairro Testo Salto e serve de ligação para a cidade de Pomerode. O bairro é servido de linhas urbanas de ônibus, sendo a principal linha a 155 - Badenfurt[2]. Em 2011 foi assinada ordem de serviço para construção da Ponte do Badenfurt[3], que ligará o Badenfurt ao bairro Passo Manso, no sul da cidade. Até 2014, quando a obra foi finalizada, a travessia era efetuada através de uma balsa. Esta ponte foi aguardada por mais de 30 anos pela população, a realização desta obra representa um grande avanço para a mobilidade da região. Estima-se que cerca de 20 mil veículos transitam pelo trecho diariamente, dividindo o volume de carros vindos da região norte e de municípios vizinhos. Um dos principais benefícios da ligação está na diminuição do tráfego na BR-470. A obra possui trajeto de ciclovia passando pelas Rua Heinrich Hemmer e Rua Pomerode.

Economia[editar | editar código-fonte]

O bairro concentra grandes empresas, entre as quais destacam-se: Cia Hemmer Ind. e Comércio, Metalúrgica Paninox, Altenburg Têxtil, PostHaus, Metalúrgica Om, Multibom Distr. Alimentos, Star Zink Galvanização.

Hidrografia[editar | editar código-fonte]

O bairro Badenfurt está localizado na margem esquerda do rio Itajaí-Açu que banha toda a parte sul do bairro. O Badenfurt também é cortado pelo ribeirão Testo, que o separa ao meio.

Referências

  1. a b c FURB: SIGAD - Arquivos de Dados - Demografia [1] acessado dia 14/04/2011
  2. SETERB: Transporte - Horários de ônibus [2] acessado dia 14/04/2011
  3. BLUMENAU NOTÍCIAS [3] acessado dia 14/04/2011

Ligações externas[editar | editar código-fonte]