Baionetas Caladas

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Fixed Bayonets!
Baionetas Caladas (PRT/BRA)
 Estados Unidos
1951 •  pb •  92 min 
Género filme de guerra
Direção Samuel Fuller
Roteiro John Brophy (romance)
Samuel Fuller
Elenco Richard Basehart
Gene Evans
Michael O'Shea
Idioma inglês

Fixed Bayonets! (br/pt: Baionetas Caladas)[1][2] é um filme de guerra estadunidense de 1951, escrito e dirigido por Samuel Fuller para a Twentieth Century-Fox. Produzido enquanto ocorria a Guerra da Coreia, foi o segundo filme do diretor sobre esse conflito. James Dean fez aí seu segundo filme, não tendo sido creditado.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Durante a intervenção chinesa na Guerra da Coreia (outubro – dezembro de 1950), um general americano recebe ordens para recuar sua divisão além do rio, tendo que atravessar uma ponte aberta ao fogo comunista. Ele decide tentar enganar os inimigos e deixa na retaguarda um pelotão de 48 homens, colocando-o numa passagem estreita nas montanhas, com ordens de "fazerem bastante barulho" para serem tomados por um regimento e com isso ganharem tempo para que o corpo principal de 15.000 homens consiga atravessar a ponte em segurança. O cabo Denno reluta em tomar o comando do pelotão mas percebe que esse momento pode chegar quando seus comandantes começam a morrer nos seguidos bombardeios e enfrentamentos.

Trilha sonora[editar | editar código-fonte]

Roy Webb foi o autor da trilha sonora do filme e usou duas canções:

  • American Flag
  • Indiana

Musica de James F. Hanley
Versos de Ballard MacDonald

Produção[editar | editar código-fonte]

Fixed Bayonets! foi o primeiro de sete filmes que a Twentieth Century-Fox encomendou ao diretor e escritor Fuller. O estúdio ficara bem impressionado com The Steel Helmet.[3] Apesar da história original, Darryl F. Zanuck achou que o personagem relutante de Richard Basehart lembrava o de Immortal Sergeant da Fox e o estúdio ordenou um crédito ao autor do romance que aquele filme adaptara.[4] Fuller contou que, com o grande número de filmes de ação na época, eles tiveram problemas em conseguir figurantes para a cena inicial da retirada.[4]

Referências

  1. Baionetas Caladas no AdoroCinema
  2. «Baionetas Caladas». Fnac. Portugal. Consultado em 11 de fevereiro de 2019 
  3. Fuller, Samuel. A Third Face, Alfred A. Knopf, 2002, pp. 272-273.
  4. a b Fuller, Samuel. A Third Face, Alfred A. Knopf, 2002, pp. 272-273.
Ícone de esboço Este artigo sobre um filme estadunidense é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.