Portal:Coreia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Portal da Coreia


 ver · editar  Portal da Coreia

Coreia (FO 1943: Coréia), também chamada Choson (em coreano: 조선; Hanja: 朝鮮) no Norte e Hanguk (em coreano: 한국; Hanja: 韓國) no Sul, é um território localizado na península homônima do Nordeste Asiático que é dividida entre dois Estados soberanos distintos: a Coreia do Norte, oficialmente República Popular Democrática da Coreia (RPDC), e Coreia do Sul, oficialmente República da Coreia (ROK). Localizada na Península da Coreia, a Coreia tem fronteiras com a China a noroeste e a Rússia a nordeste e é separada do Japão a leste pelo Estreito da Coreia e pelo Mar do Leste.

A Coreia emergiu como uma entidade política singular depois de séculos de conflito entre os Três Reinos da Coreia, que foram unificadas como Silla (57 aC - AD 935) e Balhae (698-926). O reino Silla acabou sendo sucedido por Goryeo em 935, no final do período dos Três Reinos. Goryeo, que deu nome a "Coreia" atual, era um Estado altamente culto e criou o Jikji no século XIV. As invasões do Império Mongol no século XIII, no entanto, enfraqueceram bastante a nação, o que obrigou-a à vassalagem. Após o colapso da dinastia Yuan, graves conflitos políticos se seguiram. O reino Goryeo caiu depois de um levante liderado pelo general Yi Seong-gye, que estabeleceu Joseon em 1388.

Os primeiros 200 anos de Joseon foram marcados por relativa paz, pela criação do alfabeto coreano pelo rei Sejong, no século XIV e pela crescente influência do confucionismo. Durante a última parte da dinastia, no entanto, a política isolacionista da Coreia ganhou o apelido no mundo ocidental de "reino eremita". No final do século XIX, o país tornou-se objeto do projeto de dominação do Império do Japão. A Coreia foi anexada pelo Japão e permaneceu uma parte do Império Japonês até o final da Segunda Guerra Mundial, em agosto de 1945.




 ver · editar Artigos selecionados

A Guerra da Coreia foi travada entre 25 de junho de 1950 a 27 de julho de 1953, opondo a Coreia do Sul e seus aliados, que incluíam os Estados Unidos e o Reino Unido, à Coreia do Norte, apoiada pela República Popular da China e pela antiga União Soviética. O resultado foi a manutenção da divisão da península da Coreia em dois países.

A península da Coreia é cortada pelo paralelo 38° N, uma linha demarcatória que divide dois exércitos, dois Estados: a República da Coreia, a sul, e a República Popular Democrática da Coreia, ao norte. Essa demarcação, existente desde 1945 por um acordo entre os governos de Moscou e Washington, dividiu o povo coreano em dois sistemas políticos opostos: no norte o socialismo apoiado pela União Soviética, e, no sul, o capitalismo apoiado pelos Estados Unidos. A incapacidade de realizar eleições livres em toda a península coreana, em 1948, aprofundou a divisão entre os dois lados, o do Norte estabeleceu um governo comunista, enquanto o Sul estabeleceu um governo de direita. O paralelo 38 tornou-se cada vez mais uma fronteira política entre os dois Estados coreanos. Embora as negociações de reunificação continuassem nos meses que antecederam a guerra, a tensão intensificou-se. Escaramuças transfronteiriças e incursões cruzando o paralelo 38 persistiram. A situação se transformou em guerra aberta quando as forças norte-coreanas invadiram a Coreia do Sul em 25 de junho de 1950.


 ver · editar Sabia que?
  • ... que a forma poética coreana de sijo se assemelha à forma poética japonesa de haiku?
  • ... que o mapa coreano Kangnido de 1402 retrata completamente o Velho Mundo, da Europa e da África ao Japão, muito antes das explorações europeias?
  • ... que o Arco do Triunfo em Pyongyang foi construído em 1982 para comemorar a "vitória" da Coreia sobre o Japão na Segunda Guerra Mundial?
  • ... que a política japonesa de Sōshi-kaimei forçou os coreanos anteriormente proibidos de usar sobrenomes japoneses fazê-lo?
  • ... que os 43.000 coreanos de Sacalina foram abandonados pelo Império do Japão após a Segunda Guerra Mundial e mantidos apátridas pela União Soviética por 30 anos?
  • ... que os coreanos no Vietnã formam o segundo maior grupo de expatriados do país depois dos taiwaneses?
  • ... que o dialeto coreano falado pelos coreanos étnicos no Japão mudou tanto que alguns de seus oradores não acreditam que possa ser corretamente designado como "coreano"?
  • ... que mais de um milhão de coreanos se mudaram para os países árabes e o Irã entre 1975 e 1985?


 ver · editar Imagem selecionada
 ver · editar Categorias
 ver · editar Como colaborar
Colabore!
Colabore!

Agradecemos o seu interesse por ampliar e melhorar os artigos relacionados com a Coreia na Wikipédia! Abaixo algumas coisas que esperam a sua colaboração.

 ver · editar Portais relacionados
 ver · editar Associados Wikimedia
Coreia no Commons Coreia no Commons
Imagens e mídia
Coreia no Wikcionário Coreia no Wikcionário
Definições
Coreia no Wikilivros Coreia no Wikilivros
Livros didáticos e manuais
Coreia no Wikinotícias Coreia no Wikinotícias
Notícias
Coreia no Wikiquote Coreia no Wikiquote
Citações
Coreia no Wikisource Coreia no Wikisource
Biblioteca
Coreia na Wikiversidade Coreia na Wikiversidade
Recursos de aprendizado



Recarregar