Bairro das Indústrias (João Pessoa)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Mapa-JP-Bairro das Indústrias.png
Zona Zona Sul
Zona Sul
População (IBGE, 2010)
 - Bairro do Brasil 8,712
 - Urbana 8,712
 - Rural 0
 - Homens 4,252
 - Mulheres 4,460
Rendimento médio mensal R$ 947,35
Fonte: IBGE/31 de dezembro de 2010

O Bairro das Indústrias ou simplesmente Indústrias é um bairro localizado na zona sul da cidade de João Pessoa, capital da Paraíba. É um dos últimos bairros de João Pessoa, fazendo fronteira com as cidades de Santa Rita[1] e Bayeux. O Bairro é composto por uma sede e algumas comunidades e loteamentos, como o Loteamento Cidade Verde, Loteamento Cidade Jardim, Conjunto Padre Ibiapina e Mumbaba.

A origem do nome é até hoje incerta, mas acredita-se que a origem do bairro tenha se dado com a ocupação Industrial, que demandava mão-de-obra pelas redondezas, assim o bairro começou a ganhar forma para poder abrigar a população operária do Distrito Industrial, que é vizinho a área do bairro. Tal proximidade também explica o nome do bairro.

Apesar de ser considerada uma área suburbana, bastante afastada de demais regiões da cidade, possuí fácil acesso ao centro por meio das BR-101 e BR-230, além do Acesso Oeste.

O Bairro das Indústrias é servido por 3 linhas de ônibus, todas operadas pela Viação São Jorge e uma pequena participação da empresa mandacaruense.

A linha 104 (Bairro das Indústrias) atende o bairro amplamente, operando de 04 horas da manhã até a meia noite. sua função é ligar o bairro e as adjacências ao centro da cidade, por meio da Avenida Cruz das Armas. Devido a constantes reclamações dos usuários a linha passou por modificações e começou a operar de forma circular nos horários de pico, possibilitando maior agilidade e atendendo maior número de pessoas. Desta forma a linha trafega pelo Acesso Oeste e por Cruz das Armas.

A Linha 115 (Distrito Industrial) atende partes isoladas do bairro, como o Cidade Verde, Padre Ibiapina e Residencial Anayde Beiriz.

A linha 1001 (Bairro das Indústrias/Manaíra Shopping) é responsável por fazer a ligação do bairro na zona sul, com bairros das zonas Norte e Leste, como Mandacarú, Treze de Maio, Manaíra, Bairro dos Ipês e outros.

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre bairros é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia da Paraíba é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.


Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia do Brasil é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.