Mangabeira (João Pessoa)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book-4.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo, o que compromete a verificabilidade (desde abril de 2012). Por favor, insira mais referências no texto. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Mapa-JP-Mangabeira.png
Zona Zona Sul
Zona Sul
População (IBGE, 2010)
 - Bairro do Brasil 75,988
    • Densidade 7.462,78 hab./km²
 - Urbana 75,988
 - Rural 0
 - Homens 35,844
 - Mulheres 40,144
Fonte: IBGE/24 de novembro de 2010

Mangabeira é o mais populoso bairro da cidade de João Pessoa, localizado na Zona Sul da cidade,[1] foi fundado em 16 de junho de 1983 com o nome Conjunto Habitacional Tarcísio de Miranda Burity. O mangabeirense muitas vezes tem origem no ascendente "sertânico" transplantado para zona da Mata, e por isso carrega ainda o vigor dos seus ancestrais; uma população trabalhadora que ergueu o maior bairro da zona Sul e de toda a cidade, com uma das principais avenidas de comércio popular.

Características[editar | editar código-fonte]

Mangabeira localiza-se na Zona Sul da cidade de João Pessoa, capital da Paraíba. O bairro é subdividido em oito partes, numeradas do I (um) ao VIII (oito),[2] abrigando diferentes classes sociais, sendo Mangabeira 8 o maior em território entre a divisão feita. Ocupa uma área de 1.079 hectares e os números conferem ao bairro grande importância política e econômica. É um bairro vocacionalmente comercial, ficando atrás apenas do centro da cidade em quantidade de comércio e serviços. É também o bairro mais populoso de João Pessoa, abrigando aproximadamente 100.000 [3] habitantes em 17.259 domicílios. Se fosse considerado uma cidade, o bairro seria a 4ª maior cidade da Paraíba.

O bairro territorialmente inicia-se no antigo colégio CAIC Damásio Franca (atual Campus do IFPB Mangabeira - em construção), percorre até metade da ladeira conhecida como "Ladeira Valentina/Mangabeira" e na outra dimensão segue a leste do sítio da Laranjeiras até próximo do novo Centro de Convenções de João Pessoa.

A denominação Mangabeira originou-se de uma fazenda que cultivava mangaba.

Possui 33 escolas, cinco praças, uma feira livre e o 2° maior mercado público da cidade (atrás apenas do Mercado Central) e a 2ª maior avenida comercial da cidade, a Josefa Taveira (principal, dentre as três do Bairro).

Possui mais de 12 Escolas Particulares, dentre elas: Integração Corujinha, QI e Sistema de Ensino Decisão. Possui também um campus da UFPB e futuramente um campus do IFPB, que será localizado no antigo CAIC.

Na área de saúde há o Centro de Atenção Integral à Saúde (CAIS), a sede do Distrito Sanitário III, o Complexo Hospitalar Humberto Nóbrega, que abrange o Centro de Ortopedia e Traumatologia (Ortotrauma ou Trauminha), o CENDOR Centro de Tratamento da Dor e um polo psiquiátrico, duas Farmácias Populares e o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO). O bairro possui 26 Unidades de Saúde da Família.

Estão Presentes no bairro sedes importantes como: a sede Norte-Nordeste da Unimed, a Academia de Polícia Militar e Civil, Detran, Inmetro, Unidade Prisional de Seguranças Média e Máxima, Companhia Estadual de Habitação Popular (Cehap), Escola Técnica Estadual, Casa da Cidadania, ESPEP, Centro de Formação de Professores de João Pessoa, Centro Cultural Mangabeira, além de dois restaurantes populares no bairro.

Postos de Serviços do Bairro.

  • Possui um Portal de Notícia: Chamado Portal Mangabeira www.portalmangabeira.com.br
  • Possui Agências Bancárias: Banco do Brasil, Caixa, Bradesco e Itaú.
  • Possui Caixas Eletrônicos: Banco do Brasil, Caixa e Itaú e vários caixas eletrônicos Banco24Horas espalhados pelo bairro.
  • Possui quatro casas lotéricas da Caixa, nas zonas Norte (proximidade ao bairro dos Bancários, Centro (arredores do Mercado Público), corredor próximo ao Complexo Hospitalar Ortotrauma e Sul (áreas correspondentes às proximidades da 9ª DD) do bairro.
  • Há em Mangabeira: um distrito industrial, lojas de Informática, locadoras, lojas comerciais, lojas de móveis, perfumarias, imobiliárias, sorveterias, pizzarias, lanchonetes, restaurantes, lan houses, postos de gasolina, escolinhas de futebol e futsal, Ginásios Poliesportivos, estádio de futebol (Mangabeirão), agências bancárias, concessionárias de veículos, oficinas mecânicas, clínicas médicas, clínicas oftalmológicas, óticas, casa de festas, feira livre, cartórios, Fórum, cemitério particular e um shopping center - Mangabeira Shopping.
  • E ainda abriga uma grande quantidade de lojas de nível nacional no comércio bairro, sendo alguma delas: Lojas Maia/Magazine Luiza, Insinuante, Cacau Show, Eletroshopping, Rabelo, Laser Eletro, Ortobom, a rede mexicana Elektra, Armazém Paraíba, 02 lojas Atacadão dos Eletros, Credmóveis Novo Lar, O Boticário, Hering, Arezzo, Glamour Noivas, Emmanuelle, Cattan, Honda, Esposende, CasaPio, Colombo, Farmácias Pague Menos, Farmácias Permanente, Redepharma, Drogarias Globo, Óticas Diniz, entre outros de nível regional.

É um bairro razoavelmente bem servido de linhas de ônibus, sendo:

  • 4 linhas atendendo à Av. Josefa Taveira e Mangabeira IV: 301, 2514, 5206, 5600, 9901 e 9902 (novas linhas)
  • 4 linhas atendendo à Av. Comerciante Alfredo Ferreira da Rocha (mais conhecida como "Mangabeira por dentro") e Mangabeira III: 303, 2515, 5210 e 5605 (José Américo / Unipê / UFPB / Praia)
  • 4 linhas atendendo ao Cidade Verde II (Conj. Patrícia Tomaz), Mangabeira VIII e Mangabeira VII: 302, 2509, 5209 e 5603
  • 2 linhas atendendo ao Cidade Verde (Conjunto do Ipep), Mangabeira VIII e Mangabeira VII: 3507 e 5307
  • 2 linhas atendendo a Mangabeira VII e a Mangabeira "por dentro": 2303 e 3203.

Também trafegam em Mangabeira as circulares 3200 e 2300 - Circular (Valentina / Mangabeira), 1500 e 5100 - Circular (Manaíra Shopping), as linhas da Penha (207/508/2307/3207 e a integracional I007), além da intermunicipal 5305 (Jacumã, PB-008 além da integracional I008 (Muçumagro / Nova Mangabeira), com seu ponto de retorno no terminal da 301 - Mangabeira / Pedro II. Além da extinta P008, que operava somente nos domingos e feriados (a letra P era de Praia), deixou de operar definitivamente em 2013.

A I008 surgiu em 1995, junto ao próprio TIP do Valentina, sendo extinta e reativada várias vezes até 2009 quando foi reativada em definitivo em seu formato atual.

Mangabeira abriga templos religiosos dedicados aos Católicos, Evangélicos, Mórmons, Testemunhas de Jeová, Adventistas, Espíritas, Cultos afro-brasileiros e outros.

Mangabeira Shopping[editar | editar código-fonte]

Inaugurado no dia 30 de novembro de 2014, o Mangabeira Shopping é resultado de um mix de 212 lojas, sendo 17 âncoras e satélites as restantes. São 112 mil metros quadrados de área construída e cerca de 3 mil vagas de estacionamento.[1] O empreendimento custou cerca de R$ 500 milhões.[2] Contém na sua área de lazer uma ampla e completa praça de alimentação, 7 pistas de boliche, 6 salas de cinema de última geração e um game center (parque infantil e parque eletrônico), casa lotérica, academia de ginástica, caixas eletrônicos do Banco 24 Horas além de localização entre Mangabeira, Bancários e Altiplano. O Mangabeira Shopping vem como uma proposta de mudar o rumo do bairro de Mangabeira de vez, também a zona sul, fazendo crescer intensivamente em todos os sentidos.

Notas

[4] Durante a madrugada, a linha 301 - Mangabeira / Pedro II operada pela Unitrans / Transnacional não possui alterações em seu itinerário

Realiza suas viagens com 1 veículo, saindo de seu terminal em Mangabeira IV, seguindo pela Josefa Taveira, Pedro II e Lagoa em direção ao Terminal de Integração do Varadouro.

Uma observação sobre a linha 5305

A linha, operada pela Santa Maria, foi criada pela Boa Viagem em 2002 como um modo de aproveitar o acesso da PB-008 e levar os passageiros do Conde a outros bairros, como Valentina, Mangabeira, Bancários, UFPB e Pedro II.

Já com a Santa Maria, a linha é encurtada em 2011, indo inicialmente até o ponto final de Mangabeira IV. O objetivo da medida era reduzir o preço da passagem da linha e permitir a integração com as linhas do referido ponto final.

Pouco depois, a linha volta a trafegar na Josefa Taveira, porém somente até o antigo girador de Mangabeira. Desde 2014 a linha usa como retorno o girador do Mangabeira Shopping, possibilitando aos usuários da linha o acesso direto ao estabelecimento.

Só opera no Centro utilizando seu antigo percurso no período do Carnaval, quando a demanda da linha – bem como a do 5301 – aumentam expressivamente, uma vez que o Conde é um destino muito procurado nessa época do ano

Notas e referências

4. http://www.onibusdaparaiba.com/2016/06/linhas-9901-e-9902-sofrem-alteracoes-de.html