Valagodos
Os Valagodos (em italiano: Vagoti; em alemão: Vagoths; em finlandês: Vuojola, Vuojonmaa e Vuojanmaa) eram uma tribo germânica citada por Jordanes que tinham seu assentamento em Scandza. Têm sido desenvolvidas uma série de suposições sobre sua identidade exata, incluindo possíveis associações com a tribo dos gautas de Vikbolandet [nota 1] e com os gutas. [1]
Origens históricas
[editar | editar código-fonte]De acordo com o linguista lituano Kazimieras Buga os termos germanos e Germânia na Lituânia e na Letónia ("Alemanha": Vokietija lituano, letão Vācija, "alemães": vokiečiai lituano, letão vācieši) derivam do nome Vagoti (Vāk(ia)-goth). Originado de línguas bálticas, derivou o topônimo finlandês (a raiz etmológica Vuoja, Vuojo) e estoniano (com um significativo percentual acrescido) Oja em sua definição terminológica para a ilha de Gotlândia, respectivamente: Vuojola, Vuojonmaa, Vuojanmaa, Ojumaa, Ojamaa (sendo que maa = terra).
Assim os termos finlandeses Vuojola, Vuojonmaa e Vuojanmaa, são antigos nomes dados aos habitantes de Gotland e aparecem em antigos documentos e poemas populares suecos que foram traduzidos do gotlandês para o finlandês por Vuojolaksi. Na Estónia, Gotlândia é conhecido por nomes semelhantes Oju-terra ou Ditch-terra. O termo Gotlândia tem uma equivalência algo próxima a pedra-sabão como nomeado por Vuojonkiveksi. Entre os lapões o termo empregado é Vuojolaisella, e designa igualmente aos povos [ou tribo] dos gotlandeses. Os valagodos eram uma tribo mencionado por Nênio.
Ver também
[editar | editar código-fonte]Notas
- ↑ Vikbolandet é uma grande península a leste da cidade de Norcopinga, em Gotalândia Oriental, na Suécia. Sua extensão territorial é limitada pela Bråviken, ao norte, Slätbaken e pelo Mar Báltico, a leste.
Referências
- ↑ B. Nerman, Det svenska rikets uppkomst, Estocolmo, 40