Ban Zhao

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ban Zhao
Nascimento 45
Dinastia Han Oriental
Morte 116
Dinastia Han
Cidadania Dinastia Han Oriental
Progenitores
Cônjuge Cao Shishu
Irmão(s) Ban Gu, Ban Chao
Ocupação historiadora, filósofa, escritora, política, poetisa, scholar, bibliotecário, instructor
Obras destacadas Lessons for Women

Ban Zhao (em chinês: 班昭; Wade-Giles: Pan Chao; 45 - 116 d.C.), também conhecida pelo nome de cortesia Huiban (惠班), foi a primeira historiadora chinesa. Ela foi casada com Cao Sishu aos quatorze anos de idade e era conhecida na corte pelo nome "Venerável Madame Cao" (曹大家). Era filha de um famoso hitoriador Ban Biao e irmã mais nova do general Ban Chao e do historiador Ban Gu, autor da história do 'Western Han", um livro conhecido nos tempos modernos como "Livro de Han". Ban Zhao completou o livro enquanto ele foi preso e executado no ano de 92 a. C. devido à associação da família com a imperatriz Dou. O trabalho dela poderia ter gerado oito volumes.

Ban Zhao escreveu Lições para Mulheres. A despeito da educação da autora, o livro aconselha as mulheres a serem submissas e aceitar que os maridos podem ter concubinas, e que quando casadas devem ser fiéis; embora o livro também aconselhe que as mulheres devam ser educadas e cultas como ela. Uma avaliação moderna do livro indica que o livro é na verdade um guia para que as mulheres evitem escândalos na juventude para que vivam tempo suficiente para se tornarem viúvas com poder e status social elevado. Ela também escreveu poesia e ensaios, tornando-se a mais famosa educadora da China.[1]

Ban Zhao é retratado em Wu Shuang Pu (無雙 譜, Tabela de Heróis Inigualáveis) por Jin Guliang.

Ban Zhao era a tia da acadêmica e poeta Ban Jieyu.

A cratera de Ban Zhao, no planeta Vênus, foi nomeada em sua homenagem.

Família de Ban Zhao[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Perkins (2000), p. 25.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Perkins, Dorothy (2000). Encyclopedia of China: The Essential Reference to China, Its History and Culture. Primeira edição (1999) Dorothy Perkins and Roundtable Press. Primeira edição em papel (2000) Roundtable Press, New York, N.Y. ISBN 0-8160-2693-9 (hc); ISBN 0-8160-4374-4.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]