Bandeira e escudo de Catalunha

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Senyera (em catalão), pronuncia-se "senhera" em português, e é a Bandeira da Catalunha

A bandeira da Catalunha, também conhecida como Senyera (em catalão, e Señera em castelhano), é uma bandeira com o fundo amarelo e quatro barras horizontais, denominadas tecnicamente «faixas», de cor vermelha. Sendo também a bandeira de Aragão, é um dos símbolos nacionais da Catalunha estabelecidos pelo Estatuto de Autonomia da Catalunha[1] [2] .

Uma das versões diz que a bandeira evoluiu[3] a partir do escudo utilizado pelo conde de Barcelona, Raimundo Berengário IV, do qual já se tem constância no ano 1150 [4] num documento selado pelo mesmo. Com Jaime I de Aragão passa a conhecer-se como «bandeira real». Bernat Desclot e Ramon Muntaner (finais do séc. XIII e princípios do séc. XIV) referem-se a ela como "insígnia" dos reis de Aragão. Com a chegada da Renascença catalã no séc. XIX, o movimento catalanista tomou-a como bandeira nacional da Catalunha.


Nascimento heráldico das Quatro Barras[editar | editar código-fonte]

O primeiro testemundo do sinal heráldico das Quatro Barras aparece no selo de cera de Raimundo Berengário IV conde de Barcelona em meados do séc. XII, conforme concluem diversos especialistas:

«O primeiro testemunho real das armas empregadas pelos reis de Aragão está em selos de Raimundo Berengário IV cujo mais antigo dos quais é datado de 1150»
Faustino Menéndez Pidal de Navascués [5]
«(...) não há dúvida de que o primeiro titular das Quatro Barras em ouro vai ser Raimundo Berengário IV (...)»
Alberto Montaner Frutos [6]
«Os selos mais antigos que temos de um soberano catalão são os do Conde Raimundo Berengário IV (...) O escudo transporta o sinal das barras (...)»
Armand de Fluvia e Escorsa [7]

A Estelada[editar | editar código-fonte]

Senyera entre esteladas

No início do séc. XX aparece a estrelada (em catalão estelada) que se tratava de uma bandeira transitória e reivindicativa dos movimentos nacionalistas catalães e, especialmente, independentistas.

O padrão é igual ao da senyera mas foi adicionado um triângulo azul e uma estrela de cinco pontas. O desenho está inspirado nas bandeiras da independência de Cuba e Porto Rico.

Em 1922, Francesc Macià, futuro Presidente da Generalitat, adopta-a para o Partido que tinha criado com o nome de Estat Català.

Mais tarde, o artigo 3º da Constituição Provisória da República da Catalunha, redatada em 1928 por Josep Conangla i Fontanilles [8] [9] durante o seu exílio em Havana, proclamava que a bandeira oficial da República Catalã é a histórica de quatro barras vermelhas sobre fundo amarelo, com adição, na parte superior, de um triângulo azul e uma estrela branca de cinco pontas ao centro.

Escudo[editar | editar código-fonte]

O escudo da Catalunha é composto de um tradicional escudo, com quatro barras verticais vermelhas sobre um fundo amarelo. Em cima, uma coroa real fechada. O escudo das quatro barras aparece pela primeira vez na História num documento datado de 2 de setembro de 1150, selado por Raimundo Berengário IV de Barcelona. Ao herdá-lo todos os seus filhos, torna-se um escudo heráldico da sua linhagem, que apenas poderia ser utilizado pelos seus descendentes

Referências

  1. - Estatuto de Autonomia da Catalunha, 2006
  2. - Estatuto de Autonomia da Catalunha durante a Transição, 1979
  3. ALBERTÍ, Jordi - La bandera catalana: Mil anys d'història. Barcelona: Raval Edicions, 2010
  4. Site da Generalitat da Catalunha: Símbolos Nacionais acedido a 16/10/2013
  5. MENÉNDEZ-PIDAL DE NAVASCUÉS, Faustino - Los emblemas de España. Madrid: ISBN 84-89512-04-3, 1997 p. 451
  6. MONTANER, Alberto - El señal del rey de Aragón. Zaragoza: Institución «Fernando el Católico», 1995 p. 29
  7. FLUVIA, Armand - Els Quatre Pals. Barcelona: Ed. Rafael Dalmau, 1995 p. 51-52
  8. A Constituição de Havana - Josep Conangla i Fontanilles, herói no exílio
  9. CONANGLA i FONTANILLES, Josep - La Constitució de l’Havana i altres escrits. Barcelona: La Magrana, 1986
O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Bandeira e escudo de Catalunha