Bateria selada

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book-4.svg
Esta página cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde julho de 2019). Ajude a inserir referências. Conteúdo não verificável poderá ser removido.—Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Baterias VRLA 12V

Bateria selada, bateria VRLA ou bateria de gel é um tipo de bateria de chumbo-ácido livre de manutenção . [1] Sua tensão é de 12 volts podendo ter corrente de até 12 amperes. Tem a capacidade de armazenamento menor do que as baterias automotivas mas, por ser selada pode estar em ambientes fechados por não liberar produtos nocivos.[2] Muito usada em fontes de alimentação ininterruptas, sistemas de alarme, geração de energia eólica, iluminação de emergência, equipamentos médicos, automação, telecomunicações, brinquedos elétricos, carros e motos elétricas, lanternas, holofotes e aeromodelismo.

Os valores de tensão e corrente das baterias podem variar de acordo com o modelo/ necessidade. Uma bateria VRLA é a sigla para “Valve Regulated Lead Acid”, ou em português, “Chumbo-Ácido regulado por válvula”. Esse tipo de bateria é selada, ou seja, não precisa de manutenção, como ocorre em algumas baterias de carro, moto ou caminhão, não poluindo o meio ambiente e serve muito bem em ambientes fechados. Sendo totalmente revestida de chumbo, ela serve para alimentar, durante quedas de energia, diversos tipos de equipamentos elétricos e eletrônicos, entre eles: sistemas de iluminação de emergência de prédios, alarmes residenciais ou empresariais, computadores via no-break, equipamentos de hospitais, até acumular energia proveniente de sistemas eólicos.

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre física é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Broom icon.svg
As referências deste artigo necessitam de formatação (desde março de 2015). Por favor, utilize fontes apropriadas contendo referência ao título, autor, data e fonte de publicação do trabalho para que o artigo permaneça verificável no futuro.