Belting

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde abril de 2018). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

Belting é uma técnica de canto usada em diversos gêneros musicais, como rock, pop, gospel, e jazz, mas especialmente conhecida pela sua adoção no teatro musical americano

É uma classificação dada para uma sonoridade com grande projeção e brilho. Ela foi classificada dentro dos teatros musicais da broadway após haver um movimento para repensar a sonoridade dentro dos musicais.

Antes do Belting, a técnica utilizada pelos atores de teatro musicais da broadway era um Legit. Tinha esse nome decorrente da palavra inglesa Legitimate (Legítmo) pois o som era muito próximo da estética da musica clássica e o canto erudito.

Com o passar dos anos, percebeu-se que essa estética ficava muito longe da voz falada e, como em teatro o texto é muito importante, começaram a pesquisar outra sonoridade que fosse mais próxima dos sons da fala mas que ainda tivesse grande projeção e brilho que é necessário para um teatro. Daí nasceu a técnica do Belting.

No Brasil, o maestro Marconi Araújo é um dos maiores pesquisadores dessa técnica, e responsável por categorizar os sub-registros dessa sonoridade. Os sub-registros são mudanças nos espaços de ressonância que alteram as características do timbre para se adequar a cada tipo de personagem dentro do teatro. Os sub-registros do Maestro, são uma das principais pedagogias dentro dessa técnica utilizadas nos musicais do Brasil e do mundo.

Vale lembrar que essa técnica NÃO é utilizada apenas em musicais. Ela nasceu dentro dessa arte, mas é utilizada pela maioria dos cantores, principalmente de musica POP.

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre música é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.