Saltar para o conteúdo

Bernard Sumner: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
TheSirens (discussão | contribs)
Linha 28: Linha 28:
Sumner e os restantes companheiros de grupo, [[Peter Hook]] e [[Stephen Morris]], mais a tecladista [[Gillian Gilbert]] formaram o New Order. Apesar de Hook, Morris e Gilbert também contribuirem com vocais em algumas faixas iniciais, Sumner surgiu como vocalista permanente, guitarrista e letrista, também toca [[escaleta]] em algumas músicas.
Sumner e os restantes companheiros de grupo, [[Peter Hook]] e [[Stephen Morris]], mais a tecladista [[Gillian Gilbert]] formaram o New Order. Apesar de Hook, Morris e Gilbert também contribuirem com vocais em algumas faixas iniciais, Sumner surgiu como vocalista permanente, guitarrista e letrista, também toca [[escaleta]] em algumas músicas.


=== Eletronic ===
=== Electronic ===
Em 1989, Sumner juntou-se com o guitarrista [[Johnny Marr]], saido do [[The Smiths]], e formou a banda [[Electronic]]. [[Neil Tennant]], do [[Pet Shop Boys]], colaborou em várias faixas do seu álbum de estréia homônimo, no vocal. Sumner foi vocalista,guitarrista e letrista.
Em 1989, Sumner juntou-se com o guitarrista [[Johnny Marr]], saido do [[The Smiths]], e formou a banda [[Electronic]]. [[Neil Tennant]], do [[Pet Shop Boys]], colaborou em várias faixas do seu álbum de estreia homônimo, no vocal. Sumner foi vocalista,guitarrista e letrista.


=== Bad Lieutenant ===
=== Bad Lieutenant ===

Revisão das 20h13min de 22 de junho de 2012

Bernard Sumner
Informação geral
Nome completo Bernard Sumner
Nascimento 4 de janeiro de 1956 (68 anos)
Local de nascimento Manchester, Inglaterra
 Reino Unido
Gênero(s) Pós-punk
Synthpop
Dance music
Dance Rock
Rock Alternativo
Instrumento(s) vocal
guitarra
teclado
percussão
escaleta
Afiliação(ões) Joy Division
New Order
Electronic
Bad Lieutenant

Bernard Sumner (Manchester, 4 de janeiro de 1956) é um cantor, compositor, guitarrista, tecladista e produtor músical britânico.

Ele é mais conhecido como um membro fundador de duas bandas altamente influentes, Joy Division e New Order. Ele gravou também com Johnny Marr na banda Electronic e é o vocalista da banda Bad Lieutenant.

Carreira

Joy Division

Sumner foi membro fundador do Joy Division, uma banda de pós-punk formada em 1976. Principalmente conhecido como guitarrista da banda (seus principais instrumentos eram uma guitarra Gibson SG e uma Shergold Custom Masquerader). Foi o criador das melodias, embora Ian Curtis era o letrista. Sumner também tocou teclados em algumas músicas da banda e fez sua primeira aparição no registro vocal, cantando o refrão de "They Walked In Line" no álbum Warsaw. Em maio de 1980, o vocalista da banda, Ian Curtis, cometeu suicídio e os membros remanescentes formaram uma nova banda, o New Order.

New Order

Sumner e os restantes companheiros de grupo, Peter Hook e Stephen Morris, mais a tecladista Gillian Gilbert formaram o New Order. Apesar de Hook, Morris e Gilbert também contribuirem com vocais em algumas faixas iniciais, Sumner surgiu como vocalista permanente, guitarrista e letrista, também toca escaleta em algumas músicas.

Electronic

Em 1989, Sumner juntou-se com o guitarrista Johnny Marr, saido do The Smiths, e formou a banda Electronic. Neil Tennant, do Pet Shop Boys, colaborou em várias faixas do seu álbum de estreia homônimo, no vocal. Sumner foi vocalista,guitarrista e letrista.

Bad Lieutenant

Bad Lieutenant é formado por Summers, Phil Cunningham e Jake Evans. Stephen Morris (do New Order) e Alex James (baixista do Blur) tocaram no álbum de estréia da banda, mas não são membros fixos. Sumner forneceu vocais. O seu primeiro álbum, "Never Cry Another Tear", foi lançado em outubro de 2009.

Colaborações

Bernard Sumner fez várias colaborações a bandas inglesas, como às suas conterrâneas de Manchester: Section 25, vocal nas músicas "Inspiration" e "Looking from the Hilltop" do álbum From the Hip (1984); A Certain Ratio, vocal na música "Good Together", do álbum homônimo de 1989.

Vida Pessoal

Ele é conhecido pelo apelido de "Barney", mas ele disse que não gosta de ser chamado assim. Porém, ele possui um grande fã-clube chamado Barneys's Angels (www.barneysangels.com).

Seu primeiro casamento foi com Sue Barlow (nascida em 1956) em 28 de novembro de 1978. Eles têm um filho, Christopher James (nascido em 1983). Eles se divorciaram em 1989, pouco antes do lançamento do álbum Technique do New Order, esse divórcio é refletido em algumas letras do álbum (em especial na de Round & Round). Sue (e, conseqüentemente, Christopher James) é parente de Gary Barlow.

Sumner mora em Alderley Edge, Cheshire com sua segunda esposa, Sarah Dalton. Eles têm 3 filhos: Dylan Christian (nascido em 1992), Tess Iona (nascida em 1994) e Emil Finley (nascida em 2003). Ele é um fã do Manchester United.

Bibliografia

"Bernard Sumner: Confusion – Joy Division, Electronic and New Order Versus the World" , David Nolan, 2007.

Ícone de esboço Este artigo sobre um músico é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.