Brígida (deusa)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book-4.svg
Esta página cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde Maio de 2013). Ajude a inserir referências. Conteúdo não verificável poderá ser removido.—Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

Brígida (também grafada como Brighid, Brigid ou Brigit) é uma deusa celta muito popular na Irlanda.

Uma estatueta no Museu de Bretanha, Rennes, provavelmente representando Brigid ou Brigantia: c. Século II BCE

Brigit, Brigid ou Bríg ( /ˈbrɪɪd,_ˈbrɪd/; que significa "um exaltado")[1] era uma deusa da Irlanda pré-cristã. Ela aparece na mitologia irlandesa como membro da Tuatha Dé Danann, a filha de o Dagda e esposa de Bres, com quem teve um filho chamado Ruadán.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Campbell, Mike por trás do nome Ver também Xavier Delamarre, brigantion / brigant-, in Dictionnaire de la langue gauloise (Éditions Errance, 2003) pp. 87–88: "Le nom de la sainte irlandaise Brigit est un adjectif de forme *brigenti… 'l'Eminente'." Delamarre cites E. Campanile, em Langues indo-européennes ("O nome do irlandês Saint Brigid é um adjetivo da forma *brigenti… 'the Eminent'"), editado por Françoise Bader (Paris, 1994), pp. 34-40, que Brigid é uma continuação da Deusa indo-européia do amanhecer como Aurora.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]