Eber Finn

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Éber Finn (ou Éibhear Fionn ), filho de Míle Espáine , foi, segundo a lenda medieval irlandesa e a tradição histórica, o Grande Rei da Irlanda e um dos fundadores da linhagem Milesiana, através das quais os genealogistas medievais rastrearam todas o importante linhagens gaélicas reais.

Mito[editar | editar código-fonte]

De acordo com o Lebor Gabála Érenn , os ancestrais dos gaélicos viviam na Península Ibérica, governado por dois dos filhos de Míle, Éber Donn e Érimón . Ao fazer uma viagem a Irlanda, Ith, tio de Míle, foi assassinado por seus três reis, Mac Cuill , Mac Cecht e Mac Gréine do Tuatha Dé Danann, os sete filhos de Míle lideraram uma invasão com trinta e seis navios. Eles desembarcaram no Condado de Kerry e abriram caminho para Colina de Tara . No caminho, as esposas dos três reis, Ériu , Banba e Fodla solicitaram que dessem seus nomes para a ilha. Afirma-se que Ériu é a forma mais antiga para o moderno Éire, e Banba e Fódla eram frequentemente usados como nomes fantasia para a Irlanda, tanto quanto Álbion é utilizado para se referir a Grã-Bretanha.

Em Tara os filhos de Míle encontraram os três reis, e estes lançaram um desafio aos invasores. Deveriam dar uma trégua de três dias, durante a qual retornariam a seus navios e navegariam até uma distância de nove ondas da costa, e findado os prazo caso conseguissem atracar novamente seriam os novos donos da Irlanda. Os Milesianos aceitaram o desafio e colocaram seus navios na distancia acordada, os Tuatha Dé então fizeram um feitiço que evocou uma grande tempestade que impediria atracarem de volta à terra. No entanto, Amergin consegue acalmar a tempestade recitando um encantamento. Cinco dos filhos de Mil morreram afogados. Os sobreviventes, Eber Finn, Érimón e Amergin o poeta, voltaram à terra e tomaram a ilha. Amergin dividiu a ilha entre Érimón, que governou o norte, e Eber Finn, o sul [1] [2].

Um ano após a batalha de Tailtiu, Éber Finn ficou insatisfeito com o seu parco pedaço de terra, travou uma batalha seu irmão em Airgetros. Nesta batalha perdida ele foi morto. Erimon tornou-se o único governante da Irlanda. O Alto Reinado alternava entre os descendentes de Éber e os descendentes de Érimón.

Dentre os filhos de Eber se incluem : Conmáel , Er, Orba, Feron e Fergna.

Geoffrey Keating data o seu reinado em 1287 a.C. [3], os Anais dos Quatro Mestres em 1700 a.C [4].




Precedido por
Mac Cuill, Mac Cecht e Mac Gréine
Rei da Irlanda
Com Érimón
1287 a.C. - 1286 a.C.
Sucedido por
Érimón


Referências

  1. Eduardo Amaro e Marcelo Moreira Alma celta Leya, 2014 pp. 44-46 ISBN 9788577345120
  2. Lebor Gabála Érenn: §65-95 The Milesians in Celtic Litterature Collective (em inglês) página visitada em 11/03/2015
  3. D. Comyn & P. S. Dinneen (ed .& trans.), The History of Ireland by Geoffrey Keating, Irish Texts Society, 1902-1914, Book 1 Chapters 21, 22, 23, 24
  4. John O'Donovan (ed. & trans.), Annala Rioghachta Éireann: Annals of the kingdom of Ireland by the Four Masters, Dublin, 1848-1851, Vol. 1 pp. 25-35