Buffet

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa


Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde maio de 2013). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Um exemplo de bufê

Bufê ou bufete (ê) (do francês buffet), é uma forma de servir comida a uma grande quantidade de pessoas. De maneira geral, a comida é exposta em uma ou mais mesas para que o consumidor se sirva sozinho em uma ou mais passagens. Pode, também, significar mesa para servir iguarias, bebidas etc., em casamentos, bailes, coquetéis e outras reuniões, serviços de iguarias, conjunto de iguarias, ou o compartimento onde se servem comidas e bebidas, tal como um em estações de viagem, teatros, cinemas etc.[1]

Etimologia[editar | editar código-fonte]

O nome Buffet tem origem na Itália no início do século 17.

Descrição[editar | editar código-fonte]

O buffet tem mais ritmo e é mais animado do que um jantar sentado, pois tem mais variedade de pratos, vários estilos de menu e as pessoas podem andar de um lado para o outro.

O buffet, normalmente, é volante, permitindo um convívio animado e informal; podendo, no entanto, ser sentado. Destinam-se, normalmente, a eventos de empresa que visam ao convívio, normalmente de caráter interno.

A atividade de buffet, abrange, ainda, a preparação e o fornecimento dos diversos gêneros alimentícios.

Segundo o livro Maître D'Hotel, de Índio Candido e Elenara Viera de Viera, buffet, é um tipo de restaurante comum na atualidade. Atua exclusivamente em ocasiões de festa. As iguarias são preparadas especialmente para determinadas ocasiões, expostas em mesas decoradas onde os comensais servem-se a vontade. pode ser um ambiente regimentado ou um ambiente mais simples. É um tipo de restaurante móvel, que pode deslocar-se para diversos lugares para a prestação de serviços.

Bufê infantil[editar | editar código-fonte]

Há, também, uma categoria específica, chamada de buffet infantil. São estabelecimentos cuidadosamente criados para a realização de festas de aniversários. Como as crianças são o foco destes estabelecimentos, o cardápio e a decoração, normalmente, são voltados para elas. E as festas são, na maioria das vezes, baseadas em determinado tema, como um desenho animado ou um super-herói.

No Brasil[editar | editar código-fonte]

Segundo o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), em 2011 o setor faturou, no Brasil, 950 milhões de reais e a tendência para o ano seguinte era de crescimento de 35 por cento.[2]

Commons
O Commons possui imagens e outras mídias sobre Buffet

Referências

  1. FERREIRA, A. B. H. Novo Dicionário da Língua Portuguesa. 2ª edição. Rio de Janeiro. Nova Fronteira. 1986. p. 291.
  2. Sebrae. Disponível em http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ideias/como-montar-um-buffet,76587a51b9105410VgnVCM1000003b74010aRCRD#naveCapituloTopo. Acesso em 16 de setembro de 2016.
Ícone de esboço Este artigo sobre culinária é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]