Buraco do Padre

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Furna do Buraco do Padre
Buraco do Padre
Queda d'água da cachoeira do Buraco do Padre
Localização Itaiacoca, Ponta Grossa, Paraná
Dados
Área 21.500 ha
Coordenadas 25° 10' 18.33" S 49° 58' 6.64" O

A Furna do Buraco do Padre é um dos mais belos atrativos naturais dos Campos Gerais, no estado do Paraná, Sul do Brasil.[1]

Buraco do Padre - Ponta Grossa - PR

Está localizada dentro do Parque Nacional dos Campos Gerais, na borda leste da Bacia do Paraná, a aproximadamente 24 km a leste/sudeste da cidade de Ponta Grossa, distrito de Itaiacoca. É uma furna que ocorre no cruzamento de falhas geológicas e fraturas que cortam as rochas arenosas da Formação Furnas. Estas falhas e fraturas causaram erosão subterrânea do arenito. O acesso ao interior da furna se dá através do leito do Rio Quebra-Pedra, com a ocorrência de uma imponente cascata. Dentro do Buraco do Padre ocorrem notáveis exposições de arenitos da Formação Furnas, com suas típicas estratificações cruzadas e plano-paralelas.

Desde 2002 é um dos sítios geológicos brasileiros, conforme definido pela Comissão Brasileira de Sítios Geológicos e Paleobiológicos.[2] Era refúgio dos jesuítas, proprietários das sesmarias de terras do Pitangui que abrigavam também o antigo caminho das tropas. Seu nome foi atribuído pelos caboclos e tropeiros que por ali passavam. É proibida a prática de escalada.

O nome do local está ligado à história dos Padres Jesuítas que lá meditavam. O Buraco do Padre é uma furna que apresenta em seu interior uma imponente cascata de 30m, formada pelo Rio Quebra Perna. Trata-se de uma espécie de anfiteatro subterrâneo. Para acesso à furna é necessário percorrer uma trilha de 1 km a pé com presença de obstáculos naturais. O acesso é fácil, mas pessoas com mobilidade limitada podem ter dificuldade em subir nas pedras.

Localiza-se na Região de Itaiacoca e é uma Unidade de Conservação, não é permitido acampar neste recinto. No ano de 2005, passou a integrar o então criado Parque Nacional dos Campos Gerais.

O acesso ao local se dá pela Rodovia do Talco (PR 513) km 14. A partir do Campus Uvaranas da UEPG deve-se percorrer 16 km e virar à direita numa estrada não pavimentada. Após 6 km deve-se virar à esquerda para o acesso ao Buraco do Padre. 

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «Mais seguro, paraíso perto de Curitiba tem cachoeira de 30 metros.». Gazeta do Povo. 2017. Consultado em 16 de fevereiro de 2017 
  2. Melo, M.S.; Lopes, M.C. e Boska, M.A. (2002). «Furna do Buraco do Padre, Formação Furnas, PR» (PDF). Sítios Geológicos e Paleontológicos do Brasil 110. Vsites.unb.br. Consultado em 31 de agosto de 2014 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]


Ícone de esboço Este artigo sobre geografia do Brasil é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Ícone de esboço Este artigo sobre Geologia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.