Cabo Espichel

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Cabo Espichel
Cabo Espichel
País Portugal Portugal
Local Concelho de Sesimbra
Mar(es) Oceano Atlântico
Coordenadas 38° 24' 49.97" N 9° 13' 19.67" O
Cabo Espichel está localizado em: Portugal Continental
Cabo Espichel
Localização de Cabo Espichel em Portugal Continental

O Cabo Espichel é promontório localizado em Portugal, a oeste da vila de Sesimbra. É delimitado a sul e oeste pelo oceano Atlântico e a norte pela Estrada Nacional 379 e Ribeira dos Caixeiros. Marca a extremidade sudoeste da península de Setúbal. No cabo vislumbra-se, vertiginosa e abissal, a Baía dos Lagosteiros.

No Cabo Espichel se encontra o arbusto paquicaule Euphorbia pedroi Molero & Rovira, 1997 (Euphorbiaceae), "trovisco-do-espichel", endemismo local. Mais informações sobre a flora local se encontram no verbete sobre o Parque Natural da Arrábida.

Conjunto histórico[editar | editar código-fonte]

No cabo Espichel situa-se o conjunto do Santuário de Nossa Senhora do Cabo Espichel - Igreja de Nossa Senhora do Cabo, Ermida da Memória, Casa dos Círios, Terreiro no Cabo Espichel, Cruzeiro, Casa da Água e Aqueduto no Cabo Espichel.

Pegadas de dinossauros[editar | editar código-fonte]

Foram descobertas 614 pegadas de dinossauro no Cabo Espichel localizadas numa área de 1350 metros quadrados, entre a Boca do Chapim e a Praia do Areia do Mastro.

As pegadas, com cerca de 129 milhões de anos, pertenciam a dinossauros carnívoros (terópodes – 93 pegadas) e herbívoros saurópodes – 324 pegadas; ornitópodes – 197 pegadas) do Período Cretáceo Inferior[1].

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Cabo Espichel
Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia de Portugal é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.