Cacajao calvus

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa


Como ler uma caixa taxonómicaUacari-branco[1]
Cacajao calvus ucayalii

Cacajao calvus ucayalii
Estado de conservação
Status iucn3.1 VU pt.svg
Vulnerável (IUCN 3.1) [2]
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Infraclasse: Placentalia
Ordem: Primates
Subordem: Haplorrhini
Infraordem: Simiiformes
Parvordem: Platyrrhini
Família: Pitheciidae
Subfamília: Pitheciinae
Género: Cacajao
Espécie: C. calvus
Nome binomial
Cacajao calvus
( I. Geoffroy, 1847)
Distribuição geográfica
Bald Uakari area.png
Wikispecies
O Wikispecies tem informações sobre: Cacajao calvus

Uacari-Branco, acari, macaco-inglês ou simplesmente uacari (nome científico: Cacajao calvus) é um macaco do Novo Mundo do género Cacajao, e família Pitheciidae encontrado originariamente na Amazônia brasileira.

A pelagem é laranja-pálido, amarelada, acinzentada ou esbranquiçada. As superfícies ventrais são alaranjadas ou amareladas, assim como a cauda. A barba é avermelhada, tornando-se mais escura distalmente. A face, as orelhas e a genitália são desprovidas de pelos, sendo a face e as orelhas pouco pigmentadas, mosqueadas ou despigmentadas e a genitália enegrecida.

Locomove-se no alto dos galhos através de diferentes tipos de movimentos: utilizando-se dos quatro membros sem posição horizontal, saltado de galhos altos para galhos mais baixos e, verticalmente, escalando os troncos.

Se alimenta de frutos, insetos, sementes, néctar e brotos de plantas. Os machos pesam 3,5 kg, e as fêmeas, 2,7 kg. Eles habitam as florestas de terra firme e de várzea do norte da Amazônia. Os machos atingem a maturidade sexual por volta dos 66 meses e as fêmeas aos 43 meses.Outra característica importante é que eles adoram pular de galho em galho como os outros macacos.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Marli Mitsunaga: Animais Brasileiros Ameaçados de Extinção, São Paulo. Ed. Caramelo Docinho, 2004.

Referências

  1. Groves, C.P. (2005). Wilson, D.E.; Reeder, D.M. (eds.), : . Mammal Species of the World 3 ed. (Baltimore: Johns Hopkins University Press). pp. 146–148. ISBN 978-0-8018-8221-0. OCLC 62265494. 
  2. Veiga, L. M., Bowler, M., Silva Jr., J. S., Queiroz, H. L., Boubli, J.-P. & Rylands, A. B. (2008). Cacajao calvus (em Inglês). IUCN 2012. Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da IUCN de 2012 Versão 2. Página visitada em 12 de março de 2013.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Macacos do Novo Mundo, integrado ao WikiProjeto Primatas é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.