Caillou

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Text document with red question mark.svg
Este artigo ou secção contém fontes no fim do texto, mas que não são citadas no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (desde outubro de 2015)
Por favor, melhore este artigo introduzindo notas de rodapé citando as fontes, inserindo-as no corpo do texto quando necessário.
Caillou
Ruca (PT)
Caillou (BR)
Informação geral
Formato Série de desenho animado
Duração 30 minutos
Criador(es) Christine L'Heureux
Hélène Desputeaux
País de origem  Canadá
Idioma original Francês
Produção
Tema de abertura Sou Caillou
Tema de
encerramento
Sou Caillou ( Instrumental )
Exibição
Transmissão original 15 de setembro de 19973 de outubro de 2010
N.º de temporadas 5
N.º de episódios 267

Caillou é uma série de desenho animado infantil franco-canadense, lançado em 1997. É baseada na série de livros franceses pré-escolares escritos por Christine L'Heureux e ilustrados por Hélène Desputeaux.

Foi transmitido no Brasil pelo Discovery Kids e também pela TV Cultura até 2007, atualmente é exibido pelo Canal Futura. Em Portugal é exibido por cabo pelo Canal Panda e em sinal aberto pela RTP2.

Os primeiros episódios foram animados em animação tradicional na Coréia do Sul, porém os últimos episódios foram feitos em flash no Canadá. Além disso uma das temporadas contou com um segmento de fantoches interpretado pelos bichinhos de pelúcia do protagonista.

Enredo[editar | editar código-fonte]

A partir de situações simples, Caillou/Ruca, um menino de quatro anos, mostra o dia a dia de crianças nesta fase em meio a ações educativas. O desenho conta ainda com a participação da família dele – mãe, pai, avós, e vizinhos. Gilbert/Riscas, o gato, faz parte também da vida de Caillou/Ruca.

O seriado infantil é baseado nas obras de Christine L’Heureux e ilustrados por Hélène Desputeaux. Entre os temas abordados estão a família, comportamento social, o fato de estar sozinho, fazer amigos, emoções — como ansiedade, medo, empatia, tristeza, alegria e estações do ano.

Como as experiências são típicas de uma criança de pouca idade, telespectadores podem se identificar facilmente com a série. Ruca tem como amigos, Sara, Beto, André, Léo, Clementine, Jaime, Jorge...

Personagens[editar | editar código-fonte]

  • Caillou - Um garotinho careca de 4 anos (posteriormente 5), ingênuo e hiperativo. Originalmente foi criado como um bebê nos livros originais e permaneceu careca desde então. Aprende coisas novas em meio aos seus problemas de infância. Muitas vezes ele demonstra ser nervoso e arrogante principalmente quando algo dá errado, nos primeiros episódios ele chorava e gritava, mas com o passar dos episódios ele muda a personalidade. Mas no fundo são bons irmãos. Seus melhores amigos são Leo e Clementine.
  • Rosie (Mousseline, na versão francesa) - A irmã caçula de Caillou de 1 ano. Nos primeiros episódios era uma bebê, mas depois de um tempo amadureceu rápido e passou a ser mais independente e falar com frequência. Muitas vezes Caillou se irrita e chega até mesmo a brigar com Rosie, porém os dois sempre se entendem como bons irmãos. Ao contrário de Caillou ela tem cabelos, que ao contrário dos pais é ruivo.
  • Gilbert - O gato de estimação de Caillou. É um gato cinza com um círculo azulado no olho esquerdo. Muitas vezes brinca e faz Caillou rir. No seguimento com fantoches Gilbert é o protagonista junto de Teddy e Rex e é capaz de falar.
  • Mamãe e Papai - Pais de Caillou, cujos nomes nunca foram revelados no desenho. São um casal gentil que sempre guia seu filho e o ajuda a passar pelas dificuldades. Quase sempre estão de bom humor principalmente quando estão com o filho, raramente brigam e ficam nervosos com o que Caillou faz. Aparentemente apenas o pai é quem trabalha, embora seja desconhecido seu emprego.
  • Vovó e Vovô - Avós de Caillou cujos nomes também não foram revelados. Fazem aparições em vários episódios sempre visitando a casa de Caillou, principalmente a Avó que muitas vezes acolhe Caillou e o auxilia nos seus problemas. A avó é quem narra os episódios. São pais do pai de Caillou.
  • Leo - O melhor amigo de Caillou que possui sua mesma idade. Desde que Caillou o conheceu em seu primeiro dia na creche os dois se tornaram amigos inseparáveis. Ele é ruivo e judeu, ele juntamente da família celebram Chanucá nos fins de ano.
  • Clementine - Outra amiga de Caillou também da mesma idade. Ela é negra e descendente africana, ela juntamente da família celebram o Kwanzaa nos fins de ano.
  • Sarah - Amiga de Caillou que possui 8 anos. Ela é descendente de Chineses. Apareceu primeiro no episódio "Caillou Dá a Volta no Quarteirão".
  • Sr. Hinkle - Um velho homem gentil que mora vizinho a casa de Caillou.

Dubladores Brasil[editar | editar código-fonte]

Dobradores Portugal[editar | editar código-fonte]

  • Diana Pinto - Caillou
  • Jorge seabra paupério - Pai do Caillou
  • Rute Pimenta - Mãe do Caillou
  •  ? - Senhor Henkins
  •  ? - Rose

Estúdio[editar | editar código-fonte]

Episódios[editar | editar código-fonte]

Caillou é composto por 5 temporadas de 92 episódios de meia hora, bem como um de filme infantil de 90 minutos separado Filme de Férias do Caillou.

Overview das séries de Caillou 
Temporadas Episódios Datas oficiais em que esteve no ar
Início Fim
1 17 15 de Setembro de 1997 5 de Julho de 2000
2 16 4 de Setembro de 2000 2 de Julho de 2002
3 13 15 de Novembro de 2002 7 de Outubro de 2005
4 20 3 de Abril de 2005 23 de Septembro de 2006
5 26 11 de Setembro de 2010 3 de Outubro de 2010

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre animação é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.