Saltar para o conteúdo

Caín Velásquez: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Linha 95: Linha 95:
=== 3ª luta da Trilogia ===
=== 3ª luta da Trilogia ===


No dia 19 de outubro de 2013, após 10 meses do revés do brasileiro Junior dos Santos, Cain Velasquez manteve o cinturão dos pesos-pesados do UFC, após vencer novamente Junior do Santos. Cain Velasquez foi dominante em toda a luta, vencendo por nocaute técnico no 5º round, a luta principal da noite.
No dia 19 de outubro de 2013, após 10 meses do revés do brasileiro Junior dos Santos, Cain Velasquez manteve o cinturão dos pesos-pesados do UFC, após vencer novamente Junior do Santos. Cain Velasquez foi dominante em toda a luta, vencendo por nocaute técnico no 5º round, a luta principal da noite. Algumas pessoas já o comparam ao Fedor Emelianenko o maior lutador da história.


== Títulos ==
== Títulos ==

Revisão das 18h04min de 23 de outubro de 2013

Cain Velasquez
Informações
Nome de
nascimento
Caín Ramírez Velásquez
Nascimento 28 de julho de 1982 (41 anos)
Estados Unidos Salinas, Califórnia, EUA
Nacionalidade Estados Unidos Estadunidense
Universidade Arizona State University
Iowa Central Community College
Filho(s) 1
Altura 1,85 m
Peso 108 kg
Divisão Peso Pesado
Envergadura 1,96
Modalidade Wrestling, Kickboxing, Boxe e Jiu-Jitsu
Luta por San José, Califórnia
Equipe American Kickboxing Academy
Treinador Principal: Javier Mendez
Estratégia: Bob Cook
Jiu-Jitsu: Dave Camarillo
Boxe: Huitsi Mata
Graduação Wrestler NCAA Divisão I
     Faixa Preta em BJJ
Período em
atividade
(2006-presente)
Cartel nas artes marciais mistas
Total 14
Vitórias 13
Por nocaute 11
Por decisão 2
Derrotas 1
Por nocaute 1
Outras informações
Página oficial http://cainmma.com/
Cartel no MMA pelo Sherdog

Cain Ramirez Velasquez (Salinas, 28 de julho de 1982) é um lutador de MMA americano de ascendência mexicana. É o campeão dos pesos pesados do UFC, após vencer Júnior dos Santos no UFC 155. Velasquez é classificado como o Peso-Pesado número #1 do mundo[1] e está entre os 10 melhores peso-por-peso do MMA mundial, ocupando a #5 posição do Ranking Peso por Peso do UFC. Velasquez foi consagrado recebendo o prêmio do Sherdog como o "Lutador do Ano de 2010".[2]

Carreira no UFC

Depois de vitórias sobre Jesse Fujarczyk no Strikeforce e Jeremiah Constant no Bodog Fight, Velasquez recebeu uma proposta para lutar no UFC. Cain Velasquez fez sua estreia na UFC contra Brad Morris no UFC 83, e ganhou graças ao seu forte ground-pound no início do primeiro round. Velasquez foi elogiado por ter derrotado facilmente Morris. Velasquez definiu o ritmo da luta com os seus socos em Morris e oferecendo muito pouco espaço em troca. Velasquez acertou um forte overhand que derrubou Morris, que então trabalhou seu ground-pound com socos e cotovelos. Depois, Morris conseguiu escapar, e arriscando-se, acertou um soco, Velasquez contra-atacou um uppercut que enviou Morris à lona. O árbitro saltou para deter os ataques de Velasquez antes de Morris perder a consciência.

Em sua luta seguinte, Velasquez derrotou Jake O'Brien no UFC Fight Night 14 por nocaute no primeiro round. Jake O'Brien que estava em ascensão, entra na luta achando que Velasquez, devido a suas credenciais wrestling, seria um bom teste. Cain Velasquez foi novamente elogiado pela sua performance, essa foi a quarta vitória de Velasquez no MMA, com seu quarto nocaute. Na sequência Velasquez nocauteou Denis Stojnić no UFC Fight Night 17, a performance de Velasquez nessa luta impressionou a todos. Velasquez mostrou-se muito evoluido na luta em pé, fazendo combinações de chutes, joelhadas e socos. Após Stojnić, resistir a sequência de ataques do primeiro round, Velasquez partiu com tudo com fortes chutes e socos, levando Stojnić para o chão. Veslasquez conseguiu a montada e massacrou Stojnić. Após a luta Velasquez recebeu o prêmio de "Nocaute da Noite".

Após cinco vitórias por nocaute, Velasquez encarou um forte oponente da divisão dos pesos pesados, o kickboxer Cheick Kongo. Velasquez mostrou mais um vez uma evolução, após receber um forte soco no queixo no primeiro round, Velasquez dominou a luta derrubando Kongo com quedas várias vezes. Velasquez usou muito seu ground-pound em Kongo, que não conseguia reagir na luta. Velasquez venceu por decisão unânime, essa foi sua primeira vitória sem ser por nocaute.

Após suas vitórias Velasquez iria enfrentar Shane Carwin, pelo cinturão interino do Pesos Pesados do UFC.[3] Em 20 de agosto, no entanto, foi anunciado que Cain Velasquez não enfrentaria Shane Carwin lutando no UFC 104. Já que o presidente do UFC, Dana White, confirmou a possibilidade de Brock Lesnar retornar para enfrentar Carwin no UFC 106.[4] Após o cancelamento da luta de Lesnar e Carwin, foi definido que Carwin enfrentaria Frank Mir, pelo cinturão interino do Pesos Pesados do UFC, e não Velasquez como era o esperado.

Ascensão na divisão

Após o cancelamento da luta, Velasquez encarou Ben Rothwell no UFC 104. A luta começou com Velasquez usando bastante seu jogo de socos e chutes, após ser atingido por alguns socos, Rothwell agarrou Velasquez para trabalhar o clinch; entretanto, Velasquez o derrubou facilmente e começou a usar seu ground-pound sem descanso, Rothwell tentou levantar-se por duas vezes mas foi derrubado em seguida. Após receber uma sequência de socos, Rothwell foi cambaleando até o seu corner, no início do segundo round Velasquez partiu para cima empurrando Rothwell contra a grade, após sofrer quatro golpes no rosto, sem tentar se defender, o árbitro Steve Mazegatti interrompeu a luta. Rothwell protestou, mas após Joe Rogan entrevista-lo e mostrar a situação do TKO, Rothwell concordou com o nocaute.

Após a ascensão, Dana White marcou uma luta para por em prova as habilidades de Velasquez contra o ex-Campeão dos Pesos Pesados do Pride e ex-Campeão interino dos Pesos Pesados do UFC, a lenda do MMA mundial Rodrigo "Minotauro" Nogueira em 2 de janeiro de 2010, UFC 108. O duelo entre Velasquez e Minotauro foi cancelado devido a uma infecção de Minotauro. A luta foi remarcada para 20 de fevereiro de 2010, no UFC 110, em Sydney na Austrália. Dana White confirmou antes da luta, que o vencedor seria credenciado a ser o segundo principal desafiante ao cinturão. Na luta, Velasquez mostrou que não estava intimidado por enfrentar Minotauro, Velasquez mais uma vez mostrou uma incrível evolução no seu jogo em pé, acertando uma forte sequência com um uppercut e nocauteando Minotauro aos 2:20 do primeiro round. Em entrevista após a luta, Minotauro reconheceu o futuro brilhante de Velasquez.

A Conquista do cinturão

Em Anaheim, no UFC 121, Cain tornou-se campeão mundial dos pesos-pesados, vencendo Brock Lesnar por nocaute técnico ainda no primeiro round.[5]

Um dos donos do UFC, Lorenzo Fertitta confirmou o combate entre o campeão Cain Velasquez e o desafiante nº1 Junior dos Santos para o UFC 139 em San Jose, California, EUA[6].

Perda do cinturão

No UFC on FOX, o primeiro a ser transmitido na TV aberta, Cain Velasquez foi derrotado por Junior dos Santos aos 1:04min do primeiro round por nocaute técnico, após levar um cruzado de direita seguido de vários socos. Esta foi a primeira derrota de Cain Velasquez na carreira, culminando com a perda do cinturão dos pesos-pesados.

Após a perda do cinturão

Velasquez era esperado para enfrentar Frank Mir no UFC 146, mas Alistair Overeem que disputaria no cinturão no evento, foi pego no dopping e Mir foi para a disputa de cinturão. Velasquez enfrentou então Antônio Pezão, no começo da luta Velasquez executou uma derrubada, enquanto por cima acertou uma cotovelada que abriu um corte na testa de Pezão, que sangrava abundantemente. O juiz parou a luta aos 3:36 do primeiro round e Velasquez venceu por nocaute técnico. Após o massacre, foi confirmado que Velasquez iria receber a chance de disputar o cinturão dos pesos-pesados no UFC 155.

Recuperação do cinturão

No dia 29 de dezembro de 2012, Velasquez vence sua revanche contra Junior dos Santos no UFC 155 e se torna novamente campeão da categoria peso-pesado. Na revanche, Velasquez derrotou Dos Santos em uma atuação dominante através de uma decisão unânime (50-45, 50-43, 50-44). Velasquez se tornou o primeiro lutador na história do UFC depois de quedar Dos Santos 11 vezes e desferir mais de 100 socos em uma disputa de cinturão. Foi a luta que teve mais quedas em 2012, com Cain colocando o Cigano para baixo mais de 10 vezes.

Velasquez fez sua primeira defesa de Cinturão do UFC contra Antônio Pezão em 02013-05-25 25 de maio de 2013 no UFC 160 e venceu por nocaute técnico no primeiro round.

Velasquez é agora esperado para defender o seu cinturão novamente em uma terceira luta contra Junior dos Santos no dia 19 de Outubro de 2013 no UFC 166.

3ª luta da Trilogia

No dia 19 de outubro de 2013, após 10 meses do revés do brasileiro Junior dos Santos, Cain Velasquez manteve o cinturão dos pesos-pesados do UFC, após vencer novamente Junior do Santos. Cain Velasquez foi dominante em toda a luta, vencendo por nocaute técnico no 5º round, a luta principal da noite. Algumas pessoas já o comparam ao Fedor Emelianenko o maior lutador da história.

Títulos

Ultimate Fighting Championship
  • Cinturão da categoria peso-pesado UFC (2010 e 2012, atual campeão)
  • Vencedor do Nocaute da Noite (3 vezes)
Sherdog
  • Melhor lutador do Ano: 2010 [7]


Cartel no MMA


Res. Cartel Oponente Método Evento Data Round Tempo Local Notas
Vitória 13–1 Brasil Junior dos Santos TKO (socos) UFC 166: Velasquez vs. Dos Santos III 02013-10-19 19 de outubro de 2013 5 3:09 Estados Unidos Houston, Texas, EUA Defendeu o Cinturão Peso Pesado do UFC.
Vitória 12–1 Brasil Antônio Pezão TKO (socos) UFC 160: Velasquez vs. Silva II 02013-05-25 25 de maio de 2013 1 1:21 Estados Unidos Las Vegas, Nevada, EUA Defendeu o Cinturão Peso Pesado do UFC.
Vitória 11–1 Brasil Junior dos Santos Decisão (unânime) UFC 155: dos Santos vs. Velasquez II 02012-12-29 29 de dezembro de 2012 5 5:00 Estados Unidos Las Vegas, Nevada, EUA Ganhou o Cinturão Peso Pesado do UFC.
Vitória 10–1 Brasil Antônio Pezão TKO (socos) UFC 146: dos Santos vs. Mir 02012-05-26 26 de maio de 2012 1 3:36 Estados Unidos Las Vegas, Nevada, EUA
Derrota 9–1 Brasil Junior dos Santos KO (socos) UFC on Fox: Velasquez vs. Dos Santos 02011-11-12 12 de novembro de 2011 1 1:04 Estados Unidos Anaheim, California, EUA Perdeu o Cinturão Peso Pesado do UFC.
Vitória 9–0 Estados Unidos Brock Lesnar TKO (socos) UFC 121: Lesnar vs. Velasquez 02010-10-23 23 de outubro de 2010 1 4:12 Estados Unidos Anaheim, California, EUA Ganhou o Cinturão Peso Pesado do UFC; Nocaute da Noite.
Vitória 8–0 Brasil Antônio Rodrigo Nogueira KO (socos) UFC 110: Nogueira vs. Velasquez 02010-02-20 20 de fevereiro de 2010 1 2:20 Austrália Sydney, Austrália Nocaute da Noite.
Vitória 7–0 Estados Unidos Ben Rothwell TKO (socos) UFC 104: Machida vs. Shogun 02009-10-24 24 de outubro de 2009 2 0:58 Estados Unidos Los Angeles, California, EUA
Vitória 6–0 França Cheick Kongo Decisão (unânime) UFC 99: The Comeback 02009-06-19 19 de junho de 2009 3 5:00 Alemanha Colônia, Alemanha
Vitória 5–0 Bósnia e Herzegovina Denis Stojnić TKO (socos) UFC Fight Night: Lauzon vs. Stephens 02009-02-07 7 de fevereiro de 2009 2 2:34 Estados Unidos Tampa, Florida, EUA Nocaute da Noite.
Vitória 4–0 Estados Unidos Jake O'Brien TKO (socos) UFC Fight Night: Silva vs. Irvin 02008-07-19 19 de julho de 2008 1 2:02 Estados Unidos Las Vegas, Nevada, EUA
Vitória 3–0 Austrália Brad Morris TKO (socos) UFC 83: Serra vs. St. Pierre II 02008-04-19 19 de abril de 2008 1 2:10 Canadá Montreal, Quebec, Canadá
Vitória 2–0 Estados Unidos Jeremiah Constant TKO (socos) Bodog Fight: St. Petersburg 02006-12-16 16 de dezembro de 2006 1 4:00 Rússia São Petersburgo, Rússia
Vitória 1–0 Estados Unidos Jesse Fujarczyk TKO (socos) Strikeforce: Tank vs. Buentello 02006-10-07 7 de outubro de 2006 1 1:58 Estados Unidos Fresno, Califórnia, EUA

Referências

Precedido por:
Junior dos Santos
17º Campeão Peso-Pesado do UFC
29 de dezembro de 2012 - Presente
Titular do cargo