Saltar para o conteúdo

Caiobá: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
m Revertidas edições por 201.25.181.84 para a última versão por 187.5.33.6 (usando Huggle)
Linha 4: Linha 4:


== História ==
== História ==
A colonização veio após a chegada do francês [[Auguste de Saint-Hilaire]] em [[1820]] quando começa a surgir a Vila de Matinhos. Em [[1927]] foi inaugurada a Estrada do Mar, ligando [[Paranaguá]] à [[Praia de Leste]], que trouxe muitas famílias alemãs, entre elas a família de [[Augusto Blitzkow]], responsável pela urbanização de Caiobá.
A colonização veio após a chegada do francês [[Auguste de Saint-Hilaire]] em [[1820]] quando começa a surgir a Vila de Matinhos. Em [[1927]] foi inaugurada a Estrada do Mar, ligando [[Paranaguá]] à [[Praia de Leste]], que trouxe muitas famílias alemãs, entre elas a família de [[Augusto Blitzkow]] e Isac Santana, responsável pela urbanização de Caiobá.


== Geografia ==
== Geografia ==

Revisão das 21h51min de 7 de junho de 2012

Praia de Caiobá.

Caiobá é um bairro e um balneário pertencente ao município de Matinhos, localizado no litoral do estado do Paraná. Atrai anualmente milhares de turistas durante o verão; sua população durante a temporada de verão pode chegar a quase 1.500.000 de pessoas. Caiobá é o destino de muitas pessoas do Brasil e da América Latina.

História

A colonização veio após a chegada do francês Auguste de Saint-Hilaire em 1820 quando começa a surgir a Vila de Matinhos. Em 1927 foi inaugurada a Estrada do Mar, ligando Paranaguá à Praia de Leste, que trouxe muitas famílias alemãs, entre elas a família de Augusto Blitzkow e Isac Santana, responsável pela urbanização de Caiobá.

Geografia

Localizado no litoral paranaense, a 3 m de altitude, com uma área de 215 km2. O clima para a realidade sulista é muito quente o ano todo com médias de 22º graus no verão e 18º graus no inverno. Situa-se a 111 km da capital Curitiba.

População

A população é miscigenada, formada por descendentes dos índios carijós, portugueses, italianos, alemães e outros. Apresenta uma estrutura social particular, devido às características da formação de sua população fixa e sazonal, em relação aos veranistas e turistas, e recebe, somente o balneário, cerca de 1.500.000 pessoas, que chegam em feriados e temporadas. O balneário que pertence a Matinhos tem 15.174 habitantes.

Ligações externas

Ícone de esboço Este artigo sobre geografia do Brasil é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.