Canaan Sodindo Banana

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde janeiro de 2012). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Canaan Banana
1.º Presidente do Zimbábue
Período 18 de abril de 1980
a 31 de dezembro de 1987
Primeiro-ministro Robert Mugabe
Sucessor(a) Robert Mugabe
Dados pessoais
Nome completo Canaan Sodindo Banana
Nascimento 5 de março de 1936
Esiphezini, Rodésia do Sul
Morte 10 de novembro de 2003 (67 anos)
Londres, Reino Unido
Cônjuge Janet Banana
Partido ZANU
Religião Cristianismo metodista
Profissão Pastor metodista

Canaan Sodindo Banana (5 de março de 1936 - 10 de novembro de 2003) foi o primeiro presidente do Zimbabue de 18 de abril de 1980 até 31 de dezembro de 1987. Um ministro metodista, ocupou o cargo de certo modo como uma figura cerimonial, uma vez que seu eventual sucessor, Robert Mugabe, era quem atuava como primeiro-ministro.

Durante sua vida, Banana reuniu dois dos partidos políticos do país, a Zimbabwe African National Union (ZANU) e o Zimbabwe African People Union (ZAPU), se convertendo em um diplomata da Organização da Unidade Africana, e dirigiu o departamento religioso da Universidade do Zimbabué. Sua vida posterior se tornou tumultuada por acusações sodomia - um crime no país - que negou.

Banana nasceu em 1936 em Esiphezini, Rodésia do Sul. Seus pais eram uma ndebele de Malawi e um imigrante da Rodésia. Foi educado pelos missionários em uma escola local e mais tarde foi escolarizado num instituto de formação de professores.