Canelones

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Disambig grey.svg Nota: Para o macarrão, veja Cannelloni.
Canelones
  Departamento  
Símbolos
Bandeira de Canelones
Bandeira
Brasão de armas de Canelones
Brasão de armas
Gentílico canário(a)
Localização
Localização de Canelones
Capital Canelones
País Uruguai
Administração
Marcos Carámbula (Frente Amplio)
Características geográficas
Área total 4 534 km²
População total (2004) 485 240 hab.
Densidade 107 hab./km²
ISO 3166-2 UY-CA
Website imcanelones.gub.uy

Canelones é um departamento do Uruguai localizado na região sul do país, rodeia o departamento de Montevidéu e limita-se a oeste com San José, ao norte com Florida e ao leste com Lavalleja e Maldonado.[1] Na parte oeste e norte o limite com os demais departamentos é determinado pelo rio Santa Lucía, e na parte leste pela Cuchilla Grande e pelo arroio Solís Grande.

Do ponto de vista geográfico-económico e social compõe-se de três partes:

  • Um centro agrícola de cereais, videiras, hortaliças e frutas. Cultivam-se ervas aromáticas, geralmente de forma artesanal e ecológica, e há áreas dedicadas à produção de leite, cujo principal mercado é Montevidéu.
  • Ao sul, um cinturão industrial, formado pelas cidades satélites de Montevidéu, cuja principal atividade são as indústrias alimenticias.
  • Na faixa costeira sobre o rio de la Plata, denominada "Costa de Oro", possui numerosos subúrbios residenciais de Montevidéu: Shangrilá, Lagomar, Solymar, El Pinar, Salinas, e balneários de veraneio: Marindia, Atlántida, Las Toscas, Parque del Plata, La Floresta, Costa Azul, Bello Horizonte, Guazubirá, Los Titanes, La Tuna, Santa Lucía del Este, Biarritz, Cuchila Alta, Santa Ana, Balneario Argentino y Jaureguiberry, já sobre o arroio Solís Grande, limite com o departamento de Maldonado.

No limite com o departamento de Montevidéu encontra-se localizado o Aeroporto Internacional de Carrasco. A cidade com maior número de habitantes é Las Piedras, à que se segue Pando. A Costa de Ouro é o centro de atração durante todo o ano. As praias são todas boas, e todas têm seu atrativo particular. Cuchilla Alta é famosa por seu jorro de água doce na praia, antes do pesqueiro.

Principais cidades[editar | editar código-fonte]

O Gentílico Canário: Os moradores do departamento, e especialmente da cidade de Canelones tem este gentílico por descenderem de imigrantes provenientes das Ilhas Canárias.

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. «Canelones» (em inglês). Getty Thesaurus of Geographic Names. Consultado em 19 de dezembro de 2019 
O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Canelones